Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Covid-19: Um morto e nove infetados na urgência de Torres Vedras

25 jun, 2020 - 08:55 • Lusa

O foco de infeção por covid-19 relacionado com um idoso que esteve internado naquele serviço.

A+ / A-

Veja também:


Um dos oito doentes do Serviço de Urgência do Hospital de Torres Vedras que testaram positivo para a covid-19 morreu quarta-feira na unidade, onde dois profissionais estão também infetados, informou o Centro Hospitalar do Oeste (CHO).

“O número de doentes infetados subiu para oito, um dos quais faleceu hoje”, disse à agência Lusa fonte do conselho de administração do CHO, onde se integra o Hospital de Torres Vedras, no distrito de Lisboa.

O foco de infeção por covid-19 surgiu no Serviço de Urgência Geral do Hospital de Torres Vedras relacionado com um idoso que esteve internado naquele serviço “com patologias não respiratórias”, divulgou a instituição num comunicado, esclarecendo que o mesmo "foi testado antes de ter alta" e foi “validado como negativo”.

De acordo com o CHO, “a situação clínica do doente agravou-se e este regressou à urgência, 24 horas depois, desta vez com queixas respiratórias”.

Após um segundo teste ao novo coronavírus, o doente testou positivo, tendo sido internado na “área covid” desta unidade hospitalar.

A situação levou à realização de testes a utentes e profissionais que contactaram com o doente.

Até ao final do dia de hoje, eram conhecidos resultados positivos em oito doentes, um dos quais acabou por morrer, e dois profissionais, adiantou a unidade hospitalar.

De acordo com a administração do CHO, estão ainda a ser realizados “testes a 240 profissionais” da instituição.

Num comunicado emitido ao final da manhã de quarta-feira, o CHO considerou que “foram cumpridas, nesta situação, os procedimentos previstos em época covid”, sustentando que “sendo o utente assintomático” não foi assistido na “área covid” do hospital, criada para o atendimento de doentes com suspeita de infeção, tendo “a primeira admissão [sido] na urgência”.

A pandemia de covid-19 já provocou quase 479 mil mortos e infetou mais de 9,3 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.543 pessoas das 40.104 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+