Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19. Dever de recolhimento obrigatório pode ser ativado nas freguesias mais afetadas da Grande Lisboa

25 jun, 2020 - 07:54 • Redação

​O objetivo da medida é travar a transmissão comunitária e ajudar a otimizar o trabalho dos serviços de saúde no terreno, avança o "Público". A medida poderá ser aprovada no Conselho de Ministros de hoje.

A+ / A-

Veja também:


O Governo admite voltar ao dever cívico de recolhimento obrigatório em 19 freguesias de Lisboa e Vale do Tejo (LVT) para travar os casos de Covid-19. A notícia é avançada pelo jornal “Público”.

O objetivo da medida é travar a transmissão comunitária e ajudar a otimizar o trabalho dos serviços de saúde no terreno.

A medida poderá ser aprovada na reunião do Conselho de Ministros, que está marcada para esta quinta-feira.

Na prática, a população daquelas freguesias com mais casos de Covid-19 ficará obrigada ao dever cívico de recolhimento, apenas podendo sair à rua para atividades essenciais, como trabalhar, comprar bens alimentares ou medicamentos, adianta o “Público”.

Em causa estão as seis freguesias do concelho da Amadora e as quatro de Odivelas. Em Sintra, as restrições abrangem Queluz-Belas, Massamá-Monte Abraão, Agualva-Mira Sintra, Algueirão-Mem Martins, Rio de Mouro e Cacém-São Marcos.

Em Loures, Camarate, Unhos e Apelação e Sacavém-Prior Velho são as freguesias abrangidas, enquanto em Lisboa apenas a freguesia de Santa Clara está incluída no dever de recolhimento obrigatório.

Para estas freguesias já tinha sido anunciado um reforço do policiamento, mas também dos médicos de saúde publica para acompanhar os focos de contágio identificados.

Em toda a Área Metropolitana de Lisboa, que são 18 concelhos, que incluem a Grande Lisboa, a península de Setúbal e, a norte, até Vila Franca de Xira e Mafra, estão proibidos ajuntamentos com mais de 10 pessoas, enquanto no resto do país o limite para concentrações é de 20 pessoas, além de outras medidas.

O Conselho de Ministros desta quinta-feira também vai aprovar as multas para quem violar a restrição aos ajuntamentos com mais de 10 pessoas, que podem ir até aos 350 euros.

Lisboa e Vale do Tejo ultrapassou o Norte, na quarta-feira, como a região mais afetada pela pandemia do novo coronavírus.

Portugal regista 1.543 mortes (mais três que na terça-feira) e superou a barreira dos 40 mil casos (40.104 casos, mais 367, o que supõe um aumento de 0,9%) confirmados de infeção com Covid-19, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS).

As três mortes e 302 (82,29%) dos novos diagnósticos ocorreram na região de Lisboa e Vale do Tejo, que é, neste momento, o epicentro da pandemia em Portugal, com um total de 17.527 casos confirmados.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, negou na quarta-feira qualquer descontrolo da pandemia de Covid-19 e defendeu "medidas específicas" e "atuação rápida" para travar a evolução da doença na região de Lisboa e Vale do Tejo (LVT). O chefe de Estado falava esta quarta-feira no final de uma reunião com especialista, que teve lugar na sede no Infarmed, em Lisboa.

O primeiro-ministro, António Costa, afirmou que na reunião com epidemiologista, no Infarmed, foi reforçada a mensagem sobre a importância de serem cumpridas "escrupulosamente" as regras de proteção e de saúde pública.

Em declarações à Renascença, Fernando Maltez, diretor de infecciologia do Hospital Curry Cabral, em Lisboa, disse que a situação em LVT "está descontrolada", mas não é dramática e pode ser revertida com as medidas certas e comportamentos mais responsáveis.

MAPA DA COVID-19

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • David fernandes
    27 jun, 2020 Nem Martins 14:16
    Realmente..será que não vêem que o problema está nos transportes.mem Martins tem cerca de mais de metade da população a trabalhar fora da localidade.se apanham é fora mas conta para a localidade de residência.claro que Lisboa e afins não vai ter pois é uma área de diversão e não de dormitório..
  • Cidadao
    25 jun, 2020 Lisboa 09:33
    "Dever de Confinamento" não é obrigatório a menos que seja declarada situação de emergência. E não foi. E de que serve o confinamento se o pessoal sai para ir trabalhar em transportes públicos apinhados de gente, cruza-se com pessoas que nem máscara usam, está no trabalho que foi desinfetado... a semana passada e com os produtos mais baratuchos que se encontraram... Tragam a vacina, tragam a vacina!

Destaques V+