Tempo
|
A+ / A-

Coronavírus

Estudo revela tendência para AVC entre doentes de Covid-19 com complicações neurológicas

25 jun, 2020 - 23:41 • Lusa

Os autores do estudo, publicado esta quinta-feira, alertam para as suas limitações e dizem que é preciso fazer mais investigação.

A+ / A-

Veja também:


Acidentes vasculares cerebrais, demência e encefalopatia estão entre as patologias diagnosticadas em doentes graves com Covid-19 que sofreram complicações neurológicas, segundo um estudo científico britânico que analisou os dados de mais de 150 pacientes.

No estudo publicado esta quinta-feira na revista “Lancet Psychiatry”, analisaram-se 153 doentes internados com Covid-19 durante o mês de abril, fase exponencial da pandemia, cujos casos foram encaminhados para a investigação pelos seus médicos.

“Tem havido cada vez mais relatos de uma associação entre a infeção da Covid-19 e possíveis complicações neurológicas e psiquiátricas, mas até agora só a partir de estudos com dez ou menos pacientes. A nossa é a primeira investigação nacional de complicações neurológicas associadas à Covid-19, mas é importante assinalar que se centra em casos tão graves que exigiram hospitalização”, afirma o autor do estudo, Benedict Michael, da Universidade de Liverpool.

Os investigadores responsáveis pela investigação salientam que “não é possível tirar conclusões sobre a proporção total de doentes Covid-19 que poderão ser afetados [neurologicamente] a partir deste estudo, cujas conclusões reclamam mais investigação”.

Outra das cientistas envolvida e a co-autora do estudo, Sarah Pett, da University College de Londres, acrescentou que este estudo é “uma fotografia” de um momento na pandemia e que é preciso “compreender as complicações cerebrais de pessoas que têm Covid-19 mas não com gravidade que justificasse internamento”.

“Esses estudos ajudarão a ilustrar a frequência destas complicações, quem está mais sujeito a tê-las e como as tratar”, afirmou.

A patologia mais comum foi acidente vascular cerebral, observado em 77 pacientes, a maioria com mais de 60 anos, 57 por causa de coágulos sanguíneos, conhecidos como acidentes isquémicos, em nove dos casos por causa de hemorragias cerebrais e no caso de um paciente, devido a inflamação dos vasos sanguíneos do cérebro.

Em 39 dos pacientes estudados, cerca de metade dos quais tinham menos de 60 anos, verificou-se que sofriam de confusão mental ou mudanças de comportamento associadas a estados mentais alterados. Em sete deles, verificou-se que sofriam de encefalite, uma inflamação do cérebro.

Em 23 dos doentes analisados, verificou-se que sofriam de alterações psiquiátricas – psicose, demência, depressão e ansiedade - de que não tinham antecedentes, embora os investigadores admitam que pudessem já existir antes mas sem serem diagnosticadas.

A pandemia de Covid-19 já provocou quase 482 mil mortos e infetou mais de 9,45 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.549 pessoas das 40.415 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+