Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Espanha oficializa candidata à substituição de Centeno no Eurogrupo

25 jun, 2020 - 08:12 • Lusa

Nadia Calvino era um nome já conhecido depois da saída do português da liderança dos países da moeda única. É “uma responsabilidade que Espanha nunca exerceu e que nunca foi exercida por uma mulher”, alega Madrid.

A+ / A-

O Governo espanhol anunciou nesta quinta-feira a candidatura da sua ministra da Economia, Nadia Calviño, para substituir o português Mário Centeno na presidência do Eurogrupo.

“A vice-presidente económica do Governo, Nadia Calviño, será candidata à presidência do Eurogrupo, um órgão fundamental para a cooperação entre os membros da zona euro e para a construção de uma Europa mais forte e mais unida”, indica um comunicado.

Madrid informa ainda que “Espanha vai hoje formalizar a sua candidatura” e que o primeiro-ministro, Pedro Sánchez, considera que seria “uma honra para o Governo espanhol” se Nadia Calviño pudesse presidir ao Eurogrupo, “uma responsabilidade que a Espanha nunca exerceu e que nunca foi exercida por uma mulher antes”.

Mário Centeno anunciou a sua saída da liderança do Eurogrupo no início de junho. O mandato acaba no dia 13 de julho e os nomes à sucessão já começaram a aparecer. Além da ministra espanhola, serão candidatos Pierre Gramegna (Luxemburgo) e Paschal Donohoe (Irlanda).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+