Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

PSP distribui pulseiras "Estou Aqui!" para crianças até 10 anos a partir desta quinta-feira

24 jun, 2020 - 16:55 • Lusa

Por causa da Covid-19, as pulseiras pedidas em 2019 estarão válidas até 15 de julho de 2020.

A+ / A-

A PSP vai disponibilizar a partir de quinta-feira as pulseiras do programa "Estou Aqui!" que ajudam os pais e educadores a localizar crianças que estejam perdidas, indicou esta quarta-feira aquele polícia.

A PSP sublinha que os pais, tutores ou responsáveis podem inscrever, a partir de quinta-feira, as crianças entre os dois e os 10 anos na edição deste ano do programa no site.

Aquela força de segurança explica que, após a inscrição, o requerente terá de deslocar-se a uma das esquadras da PSP aderente ao programa para levantar a pulseira, previamente ativada pela polícia.

Através deste programa, os pais podem solicitar uma pulseira com um código alfanumérico que permite, no caso da criança se perder, chegar ao contacto com os pais, educadores ou tutores de uma criança, refere a PSP, garantindo que os dados “são única e exclusivamente geridos” pela polícia.

De acordo com a PSP, a pulseira permite que a pessoa que encontre uma criança perdida a sinalize via 112, chamada que é depois encaminhada para a PSP que dispõe dos dados associados à pulseira e, “de forma célere, contacta os pais, educadores ou tutores da criança que se encontre perdida, promovendo o reencontro”.

Em comunicado, a Polícia de Segurança Pública refere que a validade das pulseiras da edição de 2019 do programa foi prolongada até 15 de julho devido à crise pandémica.

O programa “Estou Aqui” teve início em 2012 e desde então já foram distribuídas quase 375.000 pulseiras, 77.000 das quais na última edição desta iniciativa.

De acordo com a PSP, nos primeiros três anos do programa as pulseiras só estavam ativas durante os meses de verão, passando em 2017 a ter uma duração anual.

No ano passado, a PSP registou oito casos de crianças que se perderam e em que as pulseiras foram ativadas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+