Tempo
|
A+ / A-

PS alega que TAP está em risco de fechar e condena "jogos de caráter regional"

23 jun, 2020 - 23:16

Representantes do comércio e do turismo do Algarve e do Porto interpuseram uma providência cautelar para travar o apoio do Governo à transportadora.

A+ / A-

O presidente do PS, Carlos César, condenou esta terça-feira "jogos de caráter regional" em torno da TAP, alegando que a companhia aérea está em risco de fechar e precisa com urgência de financiamento do Estado.

"Não devemos avaliar a principal transportadora aérea portuguesa como um assunto de menor importância ou como uma empresa que deva ser objeto de jogos de caráter regional. Nós estamos perante uma empresa que não parece prescindível do ponto de vista da projeção do nosso desenvolvimento económico e social", defendeu Carlos César, em declarações aos jornalistas, no Palácio de Belém, em Lisboa.

O presidente do PS alegou que sem injeção de dinheiro do Estado a TAP fecha.

Em seguida, fez um apelo para o "envolvimento de todos os partidos, particularmente daqueles que se invocam como mais responsáveis", para que apoiem "a posição do Governo, que tem como referência o interesse nacional e também a orientação aprovada pela União Europeia".

Carlos César falava aos jornalistas após uma reunião com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que entre segunda-feira e hoje esteve a receber os partidos com assento parlamentar, e abordou este tema depois de questionado sobre a providência cautelar da Associação Comercial do Porto para impedir a injeção de dinheiro do Estado na TAP.

"Algum partido político, alguma entidade representativa dos empresários portugueses ou dos empreendedores portugueses tomará a responsabilidade de fechar a transportadora aérea nacional? É que a TAP vive uma situação de emergência e ou é resolvida com rapidez ou vamos ter um seríssimo problema com essa empresa. E, portanto, eu acho que está claramente em causa a defesa do interesse nacional, do interesse público emergente e não haverá certamente lugar a interrupções nesse processo", considerou.

"O que é importante agora é nos concentrarmos numa solução de boa negociação com os acionistas privados para que este processo avance rapidamente. Ou temos um plano estratégico para a TAP e o financiamento rapidamente para a TAP ou ficamos sem TAP", reforçou.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Observador
    24 jun, 2020 Portugal 09:41
    A pressa que eles têm para criar um novo BES... Mais um sorvedouro de impostos , um saco sem fundo, em perspectiva... Depois não há para SNS, Ferrovia, Infraestruturas, Educação, Justiça, salários decentes, carreiras, reformas, etc. Vai todo para estes poços sem fundo.

Destaques V+