Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pandemia de Covid-19

Reguengos de Monsaraz. “Falar em cerco sanitário não faz sentido neste momento”

22 jun, 2020 - 12:04 • Ana Rodrigues , Marta Grosso

Foram identificados 63 casos positivos num lar. Fora da instituição, há apenas três casos, garante o presidente da Câmara à Renascença. No concelho estão já militares do Exército.

A+ / A-

Veja também:


Uma cerca sanitária em Requengos de Monsaraz não faz, para já, qualquer sentido, afirma o presidente do município à Renascença. José Calixto diz que, na comunidade, há registo de apenas três casos confirmados de Covid-19.

“É uma matéria de acompanhamento diário, daí que falar em cerco sanitário não faça nenhum sentido neste momento”, começa por dizer.

O autarca admite, por outro lado, que “em termos de uma atitude responsável da minha parte, não posso descartar essa hipótese, porque continuamos a fazer os testes ao máximo ritmo possível e de acordo com as indicações da autoridade de saúde pública”.

Na sexta-feira, foi detetado um foco de infeção pelo novo coronavírus num lar de Reguengos de Monsaraz, que agora afeta 17 funcionários e 46 utentes.

Como medida de precaução, a Câmara Municipal decidiu encerrar várias instituições públicas.

“Está encerrada a escola secundária – não é uma medida muito significativa em termos de impacto na escola, porque são só três dias até ao final do ano letivo e as matérias das aulas presenciais estão recuperadas –, também está encerrado o ensino pré-escolar, as creches, as atividades de apoio à família e também ponderámos e decidimos agora os serviços presenciais do município e juntas de freguesia encerrarem por precaução nos próximos 15 dias”, avança o autarca.

Dentro da comunidade, fora do lar, foram identificados até agora apenas três casos de Covid-19.

“É uma evolução ao minuto”, realça José Calixto.

No município estão, desde domingo, seis militares do Exército para apoiar o lar de idosos.

Segundo a Renascença apurou, a equipa é composta por um médico, um enfermeiro, um socorrista e três militares para apoio, provenientes do Centro de Saúde Militar de Évora e do Regimento de Cavalaria n.º 3.

Este pedido – para apoio logístico, de saúde e avaliação de processo de desinfeção das instalações do lar – foi solicitado pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil ao Estado-Maior-General das Forças Armadas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+