Tempo
|
A+ / A-

​Covid-19

​Profissionais dos lares são “grandes vetores da doença”

22 jun, 2020 - 16:45 • Cristina Nascimento

Graça Freitas falou ainda sobre o caso específico de um lar de idosos em Caneças, concelho de Odivelas, no qual há registo de 87 casos: 60 utentes e 27 profissionais.

A+ / A-

Veja também:


A diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, diz que os “grandes vetores da doença” nos lares são os profissionais e não os residentes.

Graça Freitas falava sobre os casos de Covid-19 nos lares que continuam a merecer atenção por parte das autoridades de saúde. Graça Freitas sublinhou o facto de alguns destes profissionais terem emprego “em mais do que uma instituição”.

A diretora-Geral da Saúde lembrou ainda que assim que surge um caso de infeção num lar, as visitas são suspensas, mas que “muito mais do que as visitas, que têm regras muito específicas”, os trabalhadores são o “grande vetor de entrada” do vírus nos lares.

Na habitual conferência de imprensa para acompanhar a evolução da pandemia, Graça Freitas falou ainda sobre o caso de um lar de idosos em Caneças, concelho de Odivelas, no qual há registo de 87 casos, 60 utentes e 27 profissionais.

Graça Freitas indicou ainda que os trabalhadores “já foram afastados do exercício da sua profissão” e que já foram tomadas medidas para separar os utentes infetados dos que não estão infetados.

Globalmente, há em Portugal 22.173 mulheres e 17.2019 homens infetados.

Segundo a DGS, 38% dos doentes positivos ao novo coronavírus apresentam como sintomas tosse, 28% febre, 21% dores musculares, 20% cefaleia, 15% fraqueza generalizada e 11% dificuldade respiratória. Esta informação refere-se a 90% dos casos confirmados.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+