Emissão Renascença | Ouvir Online
Francisco Sarsfield Cabral
Opinião de Francisco Sarsfield Cabral
A+ / A-

Tensão militar entre a China e a Índia

22 jun, 2020 • Opinião de Francisco Sarsfield Cabral


Há décadas que existem conflitos entre a China e a Índia sobre o traçado das fronteiras comuns. A ditadura chinesa e os recuos na democracia indiana não facilitam uma paz sólida.

Os dois países mais populosos do mundo e os que possuem as maiores forças armadas (incluindo armas nucleares), a China e a Índia, mantêm conflitos relativamente à fronteira comum, que já levaram a uma guerra curta mas sangrenta, em 1962, e a vários enfrentamentos militares. O último foi na terça-feira passada e nele terão morrido pelo menos 20 soldados indianos (a China não revelou as suas baixas).

A China e a Índia também disputam grande parte de uma região localizada no noroeste da Índia. A China considera essa região parte do Tibete.

Quando a Índia era uma colónia do Reino Unido, em 1914 o governo britânico fez um acordo com o Tibete, estabelecendo um limite fronteiriço entre China e Índia, que foi rejeitado por tibetanos e chineses.

Até hoje, o governo chinês não reconhece essa fronteira. Tanto mais que a China absorveu o Tibete pela força em 1950. O líder espiritual do Tibete, o Dalai Lama, refugiou-se então na Índia.

Ora, o primeiro-ministro da Índia, Narendra Mori, tem vindo a levar o seu país para uma preferência cada vez mais clara concedida aos crentes hinduístas – cidadãos de primeira classe -, cerceando a liberdade religiosa aos muçulmanos e a outras minorias religiosas.

Poderá estar aqui um motivo adicional de conflito com a China. País que, de resto, só muito limitadamente reconhece alguma liberdade religiosa e persegue os muçulmanos no Tibete.

É a China o país que se tem mostrado mais agressivo militarmente, sobretudo ocupando ilegalmente uma parte do mar do Leste da China. Para isso construiu várias ilhas artificiais nessa zona marítima, violando o direito internacional de livre circulação no mar, excetuando as zonas perto da costa. Entre 1989 e 2019 as despesas militares da China triplicaram.

Em resumo, a China é uma ditadura totalitária que não esconde uma certa ânsia expansionista, o que assusta os países vizinhos. E a Índia, considerada a maior democracia do mundo, parece recuar na via democrática e não apenas quanto à liberdade religiosa.

No ano passado, o governo indiano resolveu acabar com a autonomia administrativa da zona de Caxemira administrada pela Índia. O que logo se traduziu em maior violência contra os muçulmanos residentes na zona. Não foi afastada, pelo contrário, a possibilidade de uma guerra entre a China e a Índia, provavelmente envolvendo também o Paquistão.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.