Emissão Renascença | Ouvir Online
Euranet
Europa para que te quero?
Todas as segundas-feiras, depois das 13h, o correspondente da Renascença em Bruxelas, Vasco Gandra, explica que consequências têm na vida dos cidadãos as decisões tomadas pela Comissão Europeia.
A+ / A-
Arquivo
Europa para que te quero? (15/06/2020)

​EUROPA PARA QUE TE QUERO

​Europa pronta para “Re-open”

15 jun, 2020 • Vasco Gandra e Celso Paiva


A União Europeia entra numa nova etapa, a caminho da normalização possível e com vários Estados-membros a reabrirem as suas fronteiras. Hoje falamos do novo site de informação que a Comissão Europeia acaba de lançar: a plataforma Re-open EU - com informação em tempo real sobre a situação nas fronteiras, nos transportes e no sector do turismo em cada um dos Estados-membros.

O objectivo é ajudar os europeus a planearem as suas férias com todo a informação e segurança e, por isso, a plataforma centraliza num só sítio informação sobre viagens e turismo em cada um dos 27 Estados-membros. Fornece informações em tempo real sobre a situação nas fronteiras, os meios de transporte disponíveis e os serviços turísticos que estão a funcionar.

A plataforma chama-se Re-open EU - "Reabrir a União Europeia". Está disponível no site da Comissão e inclui informações práticas sobre as restrições às viagens, a situação sanitária e as medidas de segurança, como o distanciamento ou o uso de máscaras, e outras informações úteis sobre a oferta turística de cada país.

Cabe aos 27 enviarem a informação sobre a respectiva situação nacional e são, portanto, os Estados-membros os responsáveis pela informação que consta na plataforma.

O objectivo é ajudar os europeus tomar as suas decisões de férias, a organizar os planos de viagem e a manterem-se seguros durante as deslocações. Pretende ajudar igualmente os restaurantes e hotéis, bem como as cidades da Europa em geral, a inspirarem-se nas soluções inovadoras desenvolvidas por outros.

A plataforma inclui ainda informações sobre os regimes de vales patrocinados. Estes vales permitem aos consumidores apoiar os seus hotéis ou restaurantes preferidos, adquirindo vales para estadas ou refeições para depois da reabertura, ajudando o setor da hotelaria e restauração.

Este conteúdo é feito no âmbito da parceria Renascença/Euranet Plus – Rede Europeia de Rádios. Veja todos os conteúdos Renascença/Euranet Plus.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.