Tempo
|
A+ / A-

Covid-19 por concelho. Lisboa, Oeiras, Sintra e Moita registam maior aumento de casos diários

21 jun, 2020 - 15:51 • Inês Rocha , Joana Gonçalves

Ponte de Sor junta-se à lista da DGS, com quatro casos. A região de Lisboa e Vale do Tejo reúne 77% dos novos casos nacionais e dos 52 municípios que a compõem apenas cinco permanecem livres de casos confirmados. Os dados da Direção-Geral da Saúde revelam a totalidade de notificações médicas no sistema SINAVE, mas deixam de fora notificações laboratoriais.

A+ / A-

Dados divulgados esta sexta-feira, no boletim epidemiológico diário da Direção-Geral da Saúde (DGS), revelam que há 240 concelhos portugueses com, pelo menos, três casos confirmados de Covid-19.

Ponte de Sor (4 casos), concelho do distrito de Portalegre, junta-se à lista da DGS.

Segundo o mesmo documento, nas últimas 24 horas, registaram-se 292 novos casos em todo o país. No entanto, os dados referentes aos concelhos, dão conta de 300 novos infetados. À Renascença, a Direção Geral da Saúde adianta que "existem sempre acertos nos dados por concelhos, quer por atraso de notificação, quer por relocalização do utente em área de residência".

O diretor do serviço de doenças infecciosas do Hospital Curry Cabral tinha já admitido, também em entrevista à Renascença, atrasos no registo dos dados no SINAVE.

Lisboa (+39), Oeiras (+36), Sintra (+26), Moita (+25) e Alcobaça (+25) são os concelhos que registam o maior aumento de infeções, nas últimas 24 horas, segundo a lista da DGS. De acordo com o mesmo boletim, 36 concelhos registam, pelo menos, mais um caso confirmado de Covid-19 face ao dia anterior e nove concelhos somam mais de mil infetados - Lisboa, Sintra, Loures, Vila Nova de Gaia, Amadora, Porto, Matosinhos, Braga e Gondomar.

Sabendo que a contabilização não será relativa ao total dos casos – nem acompanhará em simultâneo os dados reportados pelas autarquias - a DGS optou por disponibilizar apenas dados do SINAVE, sistema nacional de vigilância epidemiológica (90% do total de casos confirmados).

Lisboa continua a ser o concelho português mais afetado pela pandemia. Está no topo da tabela com um total de 3.135 infetados com o novo coronavírus, seguida de Sintra (2.253), Loures (1.623) Vila Nova de Gaia (1.611), e Amadora (1.428). Em todo o país, 272 concelhos mantêm o número de infetados face ao dia anterior.

Lisboa e Vale do Tejo (LVT) registou 77% dos novos casos de covid-19, concentrando 225 das 292 novas infeções. Apenas cinco concelhos - Constância, Ferreira do Zêzere, Golegã, Sardoal e Vila Nova da Barquinha - permanecem livres de casos confirmados, em toda a região LVT, que no seu total soma 52 municípios.

Portugal regista este domingo mais dois mortos relacionados com a covid-19 do que no sábado e mais 292 infetados, a maioria na Região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Os dados da DGS indicam 1.530 mortes relacionadas com a covid-19 e 39.133 casos confirmados desde o início da pandemia.

Em comparação com os dados de sábado, hoje constatou-se um aumento de óbitos de 0,13%. Já os casos de infeção subiram 0,75%.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+