Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pandemia de ​Covid-19

Sánchez avisa Espanha: "Vírus pode voltar e levar a uma segunda vaga, que há que evitar a todo o custo"

20 jun, 2020 - 15:51 • Lusa

A pandemia de covid-19 já provocou 28.315 mortos e mais de 245 mil casos de infeção em Espanha.

A+ / A-

Veja também:


O primeiro-ministro espanhol apelou este sábado a que não se baixe a guarda após o fim do estado de alarme, porque “o vírus pode voltar e levar a uma segunda vaga, que há que evitar a todo o custo”.

Numa declaração feita no Palácio da Moncloa, a poucas horas do fim do estado de alarme em Espanha devido à pandemia de covid-19, Pedro Sánchez disse que agora “começa uma nova etapa”, em que “se recuperou a rua, reconquistou a mobilidade”, e em que “a economia começa a retomar”.

“Estamos em condições de avançar, temos o dever de avançar”, acrescentou, citado pela agência espanhol Efe.

Na declaração, sem direito a perguntas por parte dos jornalistas, Sánchez insistiu que, graças ao estado de alarme, foi possível “salvar milhares e milhares de vidas" no país, com alguns estudos independentes a apontar para cerca de 450.000 em Espanha e três milhões na Europa.

O chefe de Governo espanhol fez um balanço de um período em que foi preciso “parar a vida” para conter o vírus: “Fomos atingidos com extrema dureza, mas resistimos”, sustentou.

Segundo referiu, o estado de alarme permitiu limitar movimentos, evitar novos contágios e beneficiar as comunidades e cidades autónomas, para "salvar milhares e milhares de vidas em todo o país”.

Agora, prosseguiu, Sánchez, o dever é de "avançar" sem baixar a guarda, seguindo “rigorosamente” as regras de higiene e proteção porque a sociedade continua vulnerável: “Cada um de nós pode ser muro ou uma via de contágio”, alertou.

A pandemia de covid-19 já provocou cerca de 460 mil mortos e infetou mais de 8,6 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Os Estados Unidos são o país com mais mortos (119.131) e mais casos de infeção confirmados (mais de 2,2 milhões).

Seguem-se o Brasil (48.954 mortes, mais de um milhão de casos), Reino Unido (42.461 mortos, mais de 301 mil casos), a Itália (34.561 mortos e mais de 238 mil casos), a França (29.617 mortos, quase 196 mil casos) e a Espanha (28.315 mortos, mais de 245 mil casos).

A Rússia, que contabiliza 7.992 mortos, é o terceiro país do mundo em número de infetados, depois dos EUA e do Brasil, com mais de 576 mil, seguindo-se a Índia, com mais de 395 mil casos e 12.948 mortos.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+