Tempo
|
A+ / A-

ENTREVISTA RENASCENÇA ECCLESIA

D. José Ornelas: "Não somos um país cristão"

19 jun, 2020 - 07:00 • Aura Miguel (Renascença) e Paulo Rocha (Ecclesia)

Em entrevista conjunta à Renascença e agência Ecclesia, o novo presidente da Conferência Episcopal Portuguesa lembra que "os países mais cristãos já não são os europeus", devendo a Igreja, por isso, "ser missionária em todo o lado". D. José Ornelas promete fazer "uma certa ginástica" para poder cumprir a dupla função, em Setúbal e na CEP, passando "a olhar para a igreja em Portugal de uma forma global". Sobre a eutanásia, o presidente da CEP entende que discuti-la "é um murro estômago".

A+ / A-
D. José Ornelas: "Não somos um país cristão"
Veja a entrevista na íntegra. Vídeo: Agência Ecclesia

O novo presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), D. José Ornelas, diz que Portugal não é "um país cristão" e, por isso, "a igreja tem de ser missionária em todo o lado".

"Não somos um país cristão", diz o também bispo de Setúbal, em entrevista conjunta à Renascença e agência Ecclesia. Por esta razão, D. José Ornelas defende que "a Igreja tem de ser missionária em todo o lado" e reforça a sua tese: "Os países mais cristãos já não são os europeus."

Sobre a sua visão da Igreja, o novo presidente da CEP declara: "A Igreja é como uma orquestra. Tem vários instrumentos e todos juntos formam essa orquestra, fazendo músicas complementares para a melodia final."

"A Igreja vai ser sempre isto: ter um sonho e querer realizá-lo", defende o prelado madeirense, argumentando: "A fé é uma forma de viver que nos faz interpretar as coisas. Primeiro, na realidade do mundo onde vivemos. Eu não vivo em mundos ideais. O mundo novo tem de nascer dentro de mim. Tenho de sonhá-lo. Os profetas viram esse mundo."

"Felizmente, o mundo também está cheio destes profetas", enfatiza.

D. José Ornelas admite - "sem dramatizar" - que terá de fazer um novo esforço, "uma certa ginástica" para poder cumprir a dupla função, em Setúbal e na CEP, passando "a olhar para a igreja em Portugal de uma forma global".

"A sinodalidade não é inimiga da unidade", defende, ainda, considerando que "o primeiro papel da autoridade não é ser dominador de leões, mas ser criador de leões", sendo essa "a única forma de fazer uma Igreja viva".

No quadro da pandemia que o país e o mundo atravessam, D. José Ornelas sublinha que "a União Europeia não pode ser apenas para os mais potentes e deixar de lado os mais fragilizados" e sobre outro dos assuntos do momento, a eutnásia, o presidente da CEP entende que discuti-la "é um murro estômago".

Parabéns pela eleição para presidente da Conferência Episcopal Portuguesa. O que significa para si esta eleição?

Primeiro, foi uma confusão… (risos) Saber como vai ser conjugar a diocese com mais este trabalho... Sem dramatizar nada, é evidente que vai exigir uma certa ginástica.

É uma dupla responsabilidade…

Sou bispo da quarta diocese maior do país, em termos populacionais. É uma diocese que me fascina e com a qual me identifico muito bem. É nessa qualidade também que me é pedido para ser presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP). Não existe um bispo que cai do céu para ser presidente da CEP. Os outros colegas que podiam ser hipótese também estão igualmente assoberbados de trabalho.

Tem algum significado particular o facto de Setúbal ser uma diocese periférica, ou assim considerada?

Não sei, acho que não é Setúbal que fica em evidência. O que fica em evidência é a Conferência Episcopal. Neste momento, é uma ideia que tem de me entrar na cabeça, ou seja, passar a olhar para a igreja em Portugal de uma forma global. Estas duas dimensões têm de ser sempre conjugadas, mas isso é muito importante no ser Igreja. Quando eu penso na minha diocese, não posso pensar em Setúbal como se fosse a Igreja, ela é uma das Igrejas da Igreja Universal. Mas não posso deixar de pensar que sou da Igreja de Setúbal e com ela estou identificado. Estas coisas não entram em contradição. São dois níveis que se juntam para formar a rede que somos.

Igreja: "Uma orquestra" com "vários instrumentos"

O Papa Francisco fala muito da Igreja sair para as periferias. A realidade de Setúbal toca muito esse âmbito. D. José Ornelas já disse que foi eleito por causa da sua experiência no terreno. Isso é uma mais-valia para o país?

Nós temos, desde o início, quatro Evangelhos, quatro leituras de Jesus. São o mesmo Jesus, mas quatro modos de viver a Igreja. A Igreja é como uma orquestra. Tem vários instrumentos e todos juntos formam essa orquestra, fazendo músicas complementares para a melodia final. A Igreja tem de ser sempre assim. Cada um junta à sua experiência eclesial aquilo que a Igreja anuncia. A narração dos discípulos de Emaús é precisamente isso. Cada pessoa que acredita faz crescer a Igreja. Cada bispo que interpreta e vive na sua realidade eclesial está a contribuir para a Igreja.

O Papa Francisco vai tentando delinear o perfil de uma Igreja marcadamente laical e também sinodal. Qual será o papel das conferências episcopais na sinodalidade e na dimensão laical da Igreja?

A sinodalidade não é inimiga da unidade, bem pelo contrário. A catolicidade da igreja tem de ser vivida dentro de cada uma das igrejas particulares. mas, ao mesmo tempo, temos de fazer caminho em conjunto. E, quanto à dimensão laical, a primeira coisa é que nós somos todos pelo batismo, filhos e filhas do Espírito de Deus. E o Espírito dá os seus dons, a todos e cada um, para o bem de todos. Para colaborarem na construção da Igreja e construção do mundo.

O primeiro papel da autoridade não é ser dominador de leões, mas ser criador de leões. Isto é a única forma de fazer uma Igreja viva. Mas não nos podemos esquecer que a Igreja funciona com todos os seus carismas e ministérios. O ministério da autoridade não é incompatível com a sinodalidade. O exercício da autoridade dentro da Igreja está ao serviço da comunhão e da unidade. O bispo é aquele que supervisiona para que não falte nada e ninguém fique para trás.

A sua experiência missionária e o seu percurso no terreno ajudam à consolidação da experiência sinodal?

Quando temos uma Igreja muito parada, institucionalizada e acomodada, temos uma Igreja onde, facilmente, a estrutura e o esquema ganham maior preponderância. Quando temos uma Igreja que vive fazendo-se e, portanto, caminhando, é uma Igreja que tem de ir sempre inventando. A Igreja missionária é, por natureza, uma Igreja constantemente criativa, tem de se adaptar a novos meios, novas culturas, novas línguas, criar o que ainda não estava criado. Esta pandemia, por exemplo, veio dizer-nos que, se nos fixarmos simplesmente naquilo que temos, não chega. Por isso, fomos criando outras coisas. Nas missões também aconteceu o mesmo.

É uma experiência de fé criativa…

Quando a Igreja se deixa mover pelo Espírito, não deixa de ser uma Igreja missionária. A igreja tem de ser missionária em todo o lado. A secularização veio dizer-nos, para quem ainda não se convenceu, que não vivemos em cristandade. Nós não somos um país, digamos, cristão.

Não?

Não, nós não somos um país cristão, no sentido de que a nossa Igreja é determinante e onde tudo conflui para a Igreja.

Então, as estatísticas enganam?

Na diocese de Setúbal, a maioria considera-se crente, mas os que frequentam a Igreja são uma minoria muito pequena. Isso significa que o nosso espírito missionário é tão necessário aqui como é em África. Aliás, os países mais cristãos, nesse ponto de vista, já não são os europeus.

Eutanásia: "Um murro estômago"

Há também necessidades que surgem e exigem à Igreja criar respostas para este tempo e ultrapassar problemas, como, por exemplo, as comissões de proteção de menores. Que trabalho foi este, feito através do Vaticano e que envolveu todas as dioceses?

É um chamamento feito a toda a Igreja. As comissões de proteção de menores vêm ao encontro de uma situação que não é simplesmente eclesial. Não é simplesmente a questão dos abusos sexuais, é um problema mundial onde o principal foco de preocupação não são verdadeiramente os ambientes eclesiais, que também existem. E, infelizmente, não posso garantir que não vão continuar a existir.

As comissões de proteção de menores vão ajudar a ultrapassar este problema?

Elas foram criadas para isso, com o objevtivo de criar sistemas de detecção e ajuda. Criar uma mentalidade de intolerância a este estado de coisas, a nível infantil, das pessoas fragilizadas e para o drama da violência familiar. É necessária uma mudança cultural. Vejo estas comissões não tanto como estando prontas para intervir em caso de avaria, mas, sobretudo, para manter saudáveis os nossos ambientes, ajudar a formar outra cultura de respeito para com as pessoas.

Que desafios e aspetos positivos sublinha depois do período pandémico?

O documento agora aprovado pelos bispos, na assembleia plenária, dá muitas perspectivas a esse nível. Um dos primeiros elementos de valorização é a primazia da vida, a convergência de valores para a vida e os meios que a defendem, a atenção aos mais frágeis. São parâmetros muito importantes. A própria convergência de política interna e internacional a este nível acabou por ser interessante, mas, ao mesmo tempo, revela também sistemas de interesses que já estão a passar ao lado, o que é dramático.

Não o preocupa a questão da eutanásia voltar ao Parlamento?

Neste sentido, estar a discutir a eutanásia, é um murro estômago. Surge em contra-mão de tudo aquilo que se veio dizer. Deve-se enquadrar aqui também a questão dos cuidados paliativos e criar um ambiente para que as pessoas tenham um gosto de viver. Isto é que é importante. Agora, colocar a questão da eutanásia, é um contraponto.

Outro aspecto relaciona-se com a questão internacional, com Portugal e a União Europeia. Pela primeira vez, vamos ver se a União Europeia aparece, realmente, com uma capacidade de intervenção para dizer que ninguém fica para trás. Isto é uma medida inteligente, é uma questão de inteligência económica, social e política. A União Europeia não pode ser apenas para os mais potentes e deixar de lado os mais fragilizados.

Isso não evita que a pandemia tenha colocado a descoberto bolsas de pobreza, bairros mais problemáticos e pessoas mais fragilizadas…

Que acontecem por essa Europa fora. Os níveis de pobreza podem ser diferentes, mas a sua equidade e dramaticidade existem em todos os países. Temos de criar condições mínimas de dignidade para todos.

… sem o tal vírus do egoísmo que denunciou no Domingo de Páscoa...

Se não formos capazes de fazer isso, as consequências vão ser dramáticas para todos. Os fenómenos como aquele dos coletes amarelos, em França, as revoltas nos bairros periféricos de Bruxelas e os protestos em Portugal sobre as discriminações, são sinais e sintomas de uma doença que não está curada. Os coletes amarelos paralisaram a França, mesmo com muita manipulação à mistura, revelam um mal-estar que é preciso atender.

"A Igreja vai ser sempre isto: ter um sonho e querer realizá-lo"

E o que revelam as manifestações de violência e anti-racistas que têm marcado a sociedade em todo o mundo?

Positivamente, revelam - e não é só da parte das pessoas discriminadas - uma consciência onde se juntaram muitas raças e etnias para dizer "não pode ser, basta. Não se pode viver assim". Vejam o que significa a exclusão política da África - um continente, como lhe chamava o professor Adriano Moreira, "estrategicamente insignificante depois da Guerra Fria". Esquecidos, até que acordámos com eles a baterem-nos à porta, a entrarem desesperados, arriscando tudo para atravessarem o Mediterrâneo.

Como se deve encarar este problema?

Estive com os nossos estudantes africanos, a maioria deles nos Camarões, onde falavam de África com ceticismo. Jovens que deviam ser fonte de esperança olhavam para os vários setores da sociedade sem encontrar motivos de esperança. A Igreja tem de ser motivo de esperança e de denúncia. Temos de criar um mundo alternativo que não se faz, simplesmente, por contraposição, mas com criatividade. Veja-se o caso de Nelson Mandela, um homem que sofreu a discriminação, a opressão política. Quando saiu da prisão, devia ser um homem completamente amargurado, mas fez com que um país se erguesse e deu passos significativos na criação de um novo mundo. Felizmente, o mundo também está cheio destes profetas.

Nesta Europa secularizada, onde Portugal se inclui, o que pode tornar a fé atrativa nos dias de hoje, concretamente para os jovens?

A fé é uma forma de viver que nos faz interpretar as coisas. Primeiro, na realidade do mundo onde vivemos. Eu não vivo em mundos ideais. O mundo novo tem de nascer dentro de mim. Tenho de sonhá-lo. Os profetas viram esse mundo.

É um sonho realista?

É um sonho realista porque vai ser a base para a criação de caminhos. A Igreja vai ser sempre isto: ter um sonho e querer realizá-lo e, depois, ser capaz de dar a vida por esse sonho, de empenhar aí a existência. Não podemos ficar à espera de que aconteça. Temos de fazer acontecer. O cristão tem de ser alguém ativamente presente na criação deste mundo.

Que motivações podem os jovens e a sociedade portuguesa encontrar na realização da Jornada Mundial da Juventude?

Nós, em Setúbal, estamos a falar do "Partilha". Partilha-te… Partilha em… Partilha-te em missão, na solidariedade, na construção… Partilha-te ao nível do sonho. Queremos que os nossos jovens sejam capazes. A Igreja do Concilio Vaticano II foi o levantar-se para estar ativa na construção da sociedade. A Igreja, em si e no seu modo de viver, tem de ser um laboratório do mundo novo que Deus sonha para a humanidade.

Disse que a Igreja é chamada a discernir sem saudosismos. É isso que quer para a Igreja em Portugal?

Gostaria que a Igreja fizesse sempre memória, com gratidão e alegria. Memória sim, daquilo que ela é, sem medo e sem constrangimentos. Não é uma memória saudosista e bolorenta. É uma memória que dá força e inspiração, nesta época complexa de nós vivemos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • mew
    23 jun, 2020 12:23
    Felicitações pela excelente foto que condiz muito bem com o título e com o desespero do sacerdote.

Destaques V+