Tempo
|
A+ / A-

Covid-19 por concelho. Sintra regista aumento de 85 casos e Viana do Alentejo junta-se à lista

18 jun, 2020 - 14:12 • Joana Gonçalves

O município no distrito de Évora regista três casos de infeção pelo novo coronavírus. A região de Lisboa e Vale do Tejo reúne 78% dos novos casos nacionais e dos 52 municípios que a compõem apenas 7 permanecem livres de casos confirmados. Os dados da Direção-Geral da Saúde revelam a totalidade de notificações médicas no sistema SINAVE, mas deixam de fora notificações laboratoriais.

A+ / A-

Veja também:


Dados divulgados esta quinta-feira, no boletim epidemiológico diário da Direção-Geral da Saúde (DGS), revelam que há 236 concelhos portugueses com, pelo menos, três casos confirmados de Covid-19.

Viana do Alentejo, município no distrito de Évora, junta-se à lista da DGS, três casos de infeção pelo novo coronavírus.

Segundo o mesmo documento, nas últimas 24 horas, registaram-se 417 novos casos em todo o país. No entanto, os dados referentes aos concelhos, dão conta de 301 novos infetados. À Renascença, a Direção Geral da Saúde adianta que "existem sempre acertos nos dados por concelhos, quer por atraso de notificação, quer por relocalização do utente em área de residência".

O diretor do serviço de doenças infecciosas do Hospital Curry Cabral tinha já admitido, também em entrevista à Renascença, atrasos no registo dos dados no SINAVE.

Sintra (+85), Lisboa (+39), Loures (+36), Amadora (+27), Odivelas (+17) e Oeiras (+14) são os concelhos que registam o maior aumento de infeções, nas últimas 24 horas, segundo a lista da DGS. De acordo com o mesmo boletim, 33 concelhos registam, pelo menos, mais um caso confirmado de Covid-19 face ao dia anterior e nove concelhos somam mais de mil infetados - Lisboa, Vila Nova de Gaia, Sintra, Porto, Matosinhos, Braga, Loures, Gondomar e Amadora.

Sabendo que a contabilização não será relativa ao total dos casos – nem acompanhará em simultâneo os dados reportados pelas autarquias - a DGS optou por disponibilizar apenas dados do SINAVE, sistema nacional de vigilância epidemiológica (90% do total de casos confirmados).


Casos de Covid-19 por concelho

Lisboa continua a ser o concelho português mais afetado pela pandemia. Está no topo da tabela com um total de 2.979 infetados com o novo coronavírus, seguida de Sintra (2.105), Vila Nova de Gaia (1.607), Loures (1.548) e Porto (1.414). Em todo o país, 274 concelhos mantêm o número de infetados face ao dia anterior. Elvas é o único concelho com decréscimo de um caso.

A região de Lisboa e Vale do Tejo (LVT) regista 78% dos novos casos nacionais. Apenas 5 concelhos - Constância, Ferreira do Zêzere, Golegã, Sardoal e Vila Nova da Barquinha - permanecem livres de casos confirmados, em toda a região LVT, que no seu total soma 52 municípios.

Portugal regista, nas últimas 24 horas, mais uma morte associada à Covid-19 e 417 novos casos confirmados da doença, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgado nesta quinta-feira.

O número de novas infeções é superior ao que tem sido registado, mas o número de casos ativos no país desceu face a quarta-feira (menos 14), uma vez que são mais os doentes dados como recuperados: mais 430.

Em termos de internamentos, o número baixou tanto em enfermaria (menos 17) como em unidades de cuidados intensivos (menos dois).

Desde que a pandemia chegou ao país, no início de março, Portugal totaliza 1.524 mortes associadas à Covid-19 e 38.089 doentes com o novo coronavírus. Além disso, 24.010 pessoas já recuperaram da doença.

Em termos de óbitos, há a registar mais uma vítima mortal nas últimas 24 horas (um homem de 80 anos), mantendo-se a taxa de letalidade global no 4%.

No que toca a regiões, Lisboa e Vale do Tejo (LVT) volta a registar o maior número de novas infeções confirmadas: 325, ou seja, 78% dos novos casos. Esta região começa, assim, a aproximar-se da região Norte, onde o número de infetados desde o início da pandemia ascende a 17.208 (na região LVT são 15.971).

Segue-se a região Centro, com 3.934 casos confirmados até agora, o Algarve (448), os Açores (143) e a Madeira (90).

A Madeira mantém-se como a única região sem qualquer vítima mortal associada à Covid-19. No Alentejo, há registo de duas mortes e no Algarve e nos Açores o número sobe para 15. Nas restantes três regiões, o valor ultrapassa os 200 óbitos (Centro), chegando aos 813 no Norte.

A população entre os 30 e os 59 anos continua a ser a mais afetada pela doença (sobretudo as mulheres na faixa dos 50-59).


Situação por região

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Filipe
    18 jun, 2020 évora 17:45
    Se em Pequim com o dobro da população Portuguesa fecham a cidade após 40 casos ao fim de 50 dias sem nenhum ... dá que pensar daqui a uns dias em Portugal ver os médicos todos espumados da boca na comunicação social a afirmarem que já não aguentam mais ... esperem pela demora , este vírus não brinca em serviço .

Destaques V+