Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Taça de Itália. Adeptos do Nápoles criticados por festejarem como se não houvesse pandemia

18 jun, 2020 - 09:44 • Sílvio Vieira

O clube venceu a Taça de Itália e os adeptos ignoraram medidas restritivas. "Miserável", classifica diretor da Organização Mundial da Saúde.

A+ / A-

Os adeptos do Nápoles ignoraram a pandemia e encheram as ruas da cidade, na noite de quarta para quinta-feira, em clima de festa sem controlo, depois de o clube ter vencido a Taça de Itália, ao bater a Juventus em Roma.

As imagens estão a chocar o país, um dos mais castigados pela Covid-19, e as reações foram prontas, com muitas críticas ao comportamento dos adeptos.

"Miserável. Dói ver estas imagens", disse Ranieri Guerra, médico italiano com cargo diretivo na Organização Mundial da Saúde, em declarações à RAI 3.

Não houve qualquer respeito pelas regras de distanciamento social e, além da concentração de pessoas nas ruas, sem qualquer equipamento de proteção individual, milhares deslocaram-se ao aeroporto para aguardar pela equipa.

"O problema continua presente e, neste momento, não podemos permitir isto. Por sorte aconteceu na Campânia [Sul de Itália], onde foram tomadas medidas restritivas mais duras e a incidência do vírus foi menor do que noutras zonas. Recordo, no entanto, o impacto que um jogo da Atalanta teve no início da epidemia na Lombardia", lembra Ranieri Guerra.

De acordo com os dados da Universidade Johns Hopkins, a 18 de junho, Itália tinha registo oficial de cerca de 238 mil casos e de 34.448 mortes por Covid-19.

Futebol de volta em Itália

O futebol foi retomado em Itália na sexta-feira, 12 junho, à porta fechada, com a realização dos jogos da 2.ª mão das meias-finais da Taça de Itália. Juventus e Nápoles garantiram a qualificação para a final e a equipa do internacional português Mário Rui bateu, na quarta-feira, a Juventus, de Cristiano Ronaldo. Os dois portugueses foram titulares.

O título foi decidido nos penáltis, depois de se ter registado um nulo no final da partida. O Nápoles venceu por 4-2. Ronaldo não chegou a marcar pela Juventus.

Há seis anos que o clube do Sul de Itália não conquistava um título. É a sexta Taça de Itália do palmarés do Nápoles, duas vezes campeão italiano (86/87 e 89/90).

A Serie A é retomada este fim de semana. A Juventus lidera a classificação, com um ponto de vantagem sobre a Lazio. O Nápoles é 6.º classificado, a 24 pontos do líder.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • me
    18 jun, 2020 q 11:37
    Fizeram bem. Têm quase tantos casos na população do que nós

Destaques V+