Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

EUA

Há um jogo para telemóvel que ajuda crianças com défice de atenção

17 jun, 2020 - 13:11 • Marta Grosso

Depois de sete anos em ensaios clínicos, a aplicação tem o aval do regulador do mercado farmacêutico norte-americano e destina-se a crianças entre os 8 e os 12 anos. Mas só se joga 25 minutos por dia.

A+ / A-

Pela primeira vez, um jogo para o telemóvel pode ser prescrito para uso terapêutico. Nos Estados Unidos, o regulador do mercado farmacêutico (a Food and Drug Administration) aprovou um jogo para ajudar crianças com transtorno de défice de atenção e hiperatividade (TDAH) a controlar os sintomas.

O “EndeavorRX” consiste em viajar numa nave e eliminar obstáculos e foi pensado como complemento terapêutico, para crianças entre os 8 e os 12 anos.

O jogo foi aprovado na segunda-feira, depois de sete anos de testes clínicos que incluíram mais de 600 crianças.

"O dispositivo ‘EndeavorRx’ oferece uma opção não medicamentosa para melhorar os sintomas associados ao TDAH em crianças e é um exemplo importante do crescente campo da terapia digital e da terapêutica digital", afirmou Jeffrey Shuren, diretor do Centro de Dispositivos e Saúde Radiológica da FDA, em comunicado.

Os testes realizados permitiram concluir que 1/3 das crianças tratadas não teve mais défice significativo de atenção, sobretudo na escola, depois de jogarem durante 25 minutos por dia.

O transtorno do défice de atenção e hiperatividade (TDAH) é um distúrbio comum do desenvolvimento neurológico, geralmente diagnosticado pela primeira vez em crianças mas que pode durar até a idade adulta.


Perto de quatro milhões de crianças nos EUA, entre os seis e os 11 anos, são afetadas por este transtorno, cujos sintomas incluem dificuldade em manter o foco e prestar atenção, bem como dificuldade em controlar o comportamento.

Esta é a primeira terapia baseada em jogos a receber autorização de marketing da FDA para qualquer condição, avança a agência.

A FDA indica também que foram relatados alguns efeitos negativos, como frustração, dor de cabeça, tontura, reação emocional e agressão”, mas nada de efeitos adversos "sérios".

Durante o jogo, as crianças conduzem um avatar por um percurso pontilhado de obstáculos, coletando alvos para ganhar recompensas.

Segundo a empresa que criou o “EndeavorRx”, a Akili, as crianças devem interagir com o jogo até 30 minutos por dia, cinco dias por semana, ao longo de um ciclo de tratamento de um mês.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+