Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Migrantes detetados em Vale do Lobo vão a tribunal

16 jun, 2020 - 08:39 • Marta Grosso

São 22 homens que se dizem marroquinos. Passaram a noite em postos da GNR e da PSP e foi-lhes sempre garantida comida e assistência médica.

A+ / A-

Os 22 migrantes oriundos do Norte de África, que foram intercetados na segunda-feira ao largo de Vale do Lobo, Quarteira, vão ser presentes ao Tribunal Judicial de Loulé nesta terça-feira.

O objetivo é que lhes sejam aplicadas medidas de coação, com vista à instauração de processos de afastamento coercivo por permanência irregular em território nacional, refere um comunicado do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) enviado à Renascença.

Os migrantes são todos do sexo masculino e foram detetados por um pescador, que logo avisou a autoridade marítima de Faro. O grupo acabou por ser intercetado às 4h50, “já a iniciar o desembarque em Vale do Lobo” e foi encaminhada para o porto de Quarteira.

A partir daí, os homens, que dizem ter partido da cidade de El-Jadida, em Marrocos, estiveram todo o dia à guarda do SEF, que desenvolveu os procedimentos necessários para apurar as suas identidades, uma vez que chegaram indocumentados.

À noite, foram transferidos para postos da Guarda Nacional Republicana e esquadras da Polícia de Segurança Pública do distrito de Faro, onde pernoitaram.

De acordo com o comunicado do SEF, foram sempre garantidas as necessidades básicas, incluindo alimentação e assistência médica, aos cidadãos.

Este é o quarto caso de desembarque de imigrantes ilegais no Algarve, nos últimos seis meses. O primeiro ocorreu em 11 de dezembro do ano passado, quando uma pequena embarcação trazia oito marroquinos.

Depois, a 29 de janeiro, chegaram mais 11 marroquinos.

Já neste mês de junho, no dia 6, foi intercetada uma embarcação em Olhão, com sete marroquinos a bordo.

Os três grupos pediram asilo a Portugal e a todos essa pretensão foi recusada. Contudo, entre recursos administrativos e outras diligências, as autoridades nacionais já perderam o rasto a mais de metade destes requerentes.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+