Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Graça Freitas

Covid-19. DGS esclarece "surto já circunscrito" em Espinho

13 jun, 2020 - 14:32 • Redação

Graça Freitas avisa que o novo coronavírus continua a circular a nível planetário, pelo que ninguém pode baixar a guarda.

A+ / A-

A diretora-geral da Saúde, garante que o surto de Covid-19 no bairro piscatório da Marinha, em Espinho, já deverá estar controlado.

Na conferência de imprensa diária de atualização da situação pandémica em Portugal, este sábado, Graça Freitas esclareceu que se trata "de um pequeno surto, que partiu de um pescador", e que a cadeia de transmissão se limita à habitação do indivíduo, "às pessoas com quem coabita e a pessoas que frequentam o café".

"Será um surto já circunscrito. Dos 54 testes realizados, 14 são positivos. As autoridades sanitárias locais estão a investigar o caso. As pessoas que testaram positivo já estão em confinamento e é bom que assim se mantenham, para não propagarem o vírus, pois estamos a falar de um bairro bastante povoado", explicou a responsável.

Combate à pandemia ainda não terminou


Na mesma conferência de imprensa, Graça Freitas avisou que a população não pode “estar descansada” relativamente à pandemia da Covid-19, dado que “o vírus circula a nível planetário”, e notou que um eventual ressurgimento do surto “não é inesperado”.

“Não podemos nunca estar descansados porque o vírus circula a nível planetário”, alertou a diretora-geral da Saúde, este sábado.

Questionada sobre casos de ressurgimento do surto na China, que estão a levar à adoção de novas medidas restritivas, Graça Freitas admitiu “essa é a preocupação de todos”, contudo, lembrou que já era esperado.

"Não é uma coisa que não se esperasse. O vírus está no nosso planeta, no nosso país, e a situação está controlada, mas sempre que levantamos a mão da mola, o vírus segue a sua trajetória. Mesmo países que já o controlaram podem sempre ter uma introdução”, notou a responsável.

“É uma situação preocupante, mas não inesperada”, concluiu.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+