Tempo
|
A+ / A-

D. Manuel Clemente preside a missa do Corpo de Deus na Sé Patriarcal de Lisboa

11 jun, 2020 - 10:37 • Sofia Freitas Moreira e Redação

Neste Dia de Corpo de Deus, o Cardeal Patriarca de Lisboa abençoa a cidade a partir do largo da Sé Catedral.

A+ / A-

Assinala-se, nesta quinta-feira, o Dia de Corpo de Deus, uma festa móvel que a Igreja celebra 60 dias depois da Páscoa.

Desta vez, a pandemia obriga a que não haja cortejo público. O Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, irá presidir à missa, pelas 11h00, e abençoará a cidade a partir do largo da Sé catedral. Veja em direto:


Este feriado nacional, que se celebra sempre a uma quinta-feira, esteve suspenso nos anos da troika, entre 2013 e 2016. No entanto, nem mesmo nessa interrupção se deixou de realizar a tradicional procissão pela Baixa de Lisboa.

No Porto, este ano também não haverá a tradicional procissão que costuma ligar a Igreja da Trindade à Catedral. O bispo D. Manuel Linda irá celebrar eucaristia na Sé, às 11 horas.


A Solenidade Litúrgica do Corpo e Sangue de Cristo começou a ser celebrada há mais de sete séculos e meio, na cidade de Liège, na Bélgica. Foi alargada à Igreja latina pelo Papa Urbano IV, através da bula “Transiturus”, em 1264, dotando-a de Missa e ofício próprios.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+