Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Tecnologia

Governo quer "app" para rastreio da Covid-19 até ao final de junho

11 jun, 2020 - 11:28 • Redação

A aplicação “StayAway” alega detetar, de forma anónima, redes de contágio da Covid-19 e informar os utilizadores quando estão ou estiveram em contacto com alguém infetado.

A+ / A-

Veja também:


Até ao final do mês de junho, o Governo espera ter validada uma aplicação para telemóvel que rastreia pessoas infetadas pela Covid-19.

A aplicação chama-se “StayAway” e está, neste momento, em avaliação. O sistema permite, de forma anónima, detetar redes de contágio da Covid-19 e informar os utilizadores quando estão ou estiveram em contacto com alguém infetado.

De acordo com o ministro da Ciência e do Ensino Superior, Manuel Heitor, o processo encontra-se em fase de análise pela Comissão Nacional de Proteção de Dados e pelo Centro Nacional de Cibersegurança.

“Pela primeira vez, em Portugal, vamos ter um chamado dossier de impact assessment da avaliação do impacto da privacidade dados. Nunca tinha sido feito”, referiu o ministro em declarações a um podcast do Partido Socialista.

“Espero que, no prazo de uma semana, talvez na última semana de junho, tenhamos já o processo devidamente validado. Não apenas tecnicamente, mas também ao nível do gabinete de cibersegurança e da Comissão Nacional da Proteção de Dados”, explicou Manuel Heitor.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Rosália Preto
    11 jun, 2020 Almada 16:11
    Finalmente! O silêncio dos últimos dias já perspectivava que por imposições várias .. a aplicação fosse um assunto arrumado. Parece que afinal está em marcha, mas é preciso que se concretize em tempo útil e que não fique perdida em alguns dos muitos organismos públicos de que depende a sua entrada em vigor.

Destaques V+