Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Centeno abre corrida à sua sucessão na presidência do Eurogrupo

11 jun, 2020 - 08:30 • Lusa

Já há três nomes para suceder ao ministro português: Nadia Calviño (Espanha), Pierre Gramegna (Luxemburgo) e Paschal Donohoe (Irlanda).

A+ / A-

O ministro das Finanças cessante, Mário Centeno, começa nesta quinta-feira a preparar a sua despedida da Europa, lançando o processo de candidaturas à sua sucessão na presidência do Eurogrupo, da qual decidiu abdicar.

Nesta quinta-feira à tarde, Centeno vai dirigir, ainda por videoconferência, mais uma reunião do Eurogrupo, que não será a sua derradeira, pois, mesmo cessando funções como ministro, anunciou que concluirá o seu mandato (que termina em 13 de julho), presidindo então ainda ao processo de eleição do seu sucessor.

Esse processo será lançado nesta videoconferência, com a abertura de candidaturas. Neste momento, os nomes apontados como favoritos à sua sucessão são os da ministra espanhola, Nadia Calviño, do luxemburguês Pierre Gramegna, e do irlandês Paschal Donohoe.

A eleição está prevista para a reunião do Eurogrupo de 9 de julho, a última antes do verão e a derradeira conduzida por Mário Centeno, que é o primeiro presidente do fórum informal de ministros da Zona Euro a não cumprir mais do que um mandato, depois de Jean-Claude Juncker ter desempenhado o cargo entre 2005 e 2013 e de o holandês Jeroen Dijsselbloem ter cumprido dois mandatos, entre 2013 e 2018.

Ainda antes da reunião de hoje do Eurogrupo, agendada para as 14h30 de Lisboa, Centeno participará numa reunião do Conselho de Governadores do Mecanismo Europeu de Estabilidade – o fundo de resgate permanente da Zona Euro –, neste caso pela derradeira vez como governador, cargo que desempenhou em paralelo com o de presidente do Eurogrupo.

Mário Centeno anunciou a sua saída do Governo português na terça-feira. O seu sucessor, João Leão, toma posse na próxima segunda-feira, dia 15.

As gaffes, o "Ronaldo" das Finanças e uma saída anunciada. Cinco anos de Centeno no Governo
As gaffes, o "Ronaldo" das Finanças e uma saída anunciada. Cinco anos de Centeno no Governo
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+