Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Identificados surtos de Covid-19 em 13 freguesias da Grande Lisboa

10 jun, 2020 - 13:17 • Cristina Nascimento

Governo criou gabinete para a supressão da doença na região que continua a lidera o número de novos casos no país.

A+ / A-

Veja também:


A ministra da Saúde, Marta Temido, revelou que foram identificados surtos em 13 freguesias da Grande Lisboa, entre as quais Arroios, Queluz, Agualva, Encosta do Sol, Mina de Água, entre outras.

O concelho da Amadora é o que inspira maior preoupação às autoridades de saúde, registando nesta altura uma incidência de 99,6 por cem mil habitantes.

Para debelar a situação na Grande Lisboa, a ministra anunciou a criação de um gabinete regional de intervenção para a supressão da Covid-19 que será coordenado por Rui Portugal, médico de Saúde Pública. Será um gabinete de "matriz muito operacional", explicou a ministra, que terá por missão garantir que "todos os surtos estão mapeados e georeferenciados", entre outros objetivos.

O gabinete, adiantou a ministra, vai integrar "todas as autoridades regionais e locais de saúde”.

Apesar da evolução em Lisboa ser a descrita, a ministra da Saúde atribui o caso a um "atraso da evolução da epidemia" e não a "efeitos do desconfinamento".

Na Grande Lisboa, há cinco concelhos onde a Covid-19 ainda está a crescer - Lisboa, Loures, Odivelas, Amadora e Sintra. Contudo, Marta Temido garantiu que, em alguns destes concelhos, o surto começa a estar “mais controlado”, adiantando que Lisboa é o que revela menor incidência por 100 mil habitantes com 37,85%.

A pandemia de Covid-19 já provocou quase 408 mil mortos e infetou mais de 7,1 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo o balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.497 pessoas das 35.600 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+