Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Onésimo Teotónio de Almeida

Manifestações nos EUA só vão resultar se tiverem "expressão nas urnas"

09 jun, 2020 - 17:42 • Hugo Monteiro

O escritor e professor universitário Onésimo Teotónio de Almeida diz que as manifestações contra o racismo nos Estados Unidos estão a tornar-se num movimento de protesto contra algumas políticas de Donald Trump. O escritor português, que reside nos EUA, defende que as eleições de novembro vão ser fundamentais para perceber se os protestos vão ter algum impacto.

A+ / A-

O escritor e professor universitário, que reside nos Estados Unidos, Onésimo Teotónio de Almeida, considera que os protestos que tiveram início com a morte de George Floyd, num episódio de violência policial, poderão ser inconsequentes se não tiverem expressão nas eleições presidenciais norte-americanas de novembro.

Em entrevista à Renascença, o professor escolhido por Marcelo Rebelo de Sousa para presidir às comemorações do 10 de junho em 2018, começa por lembrar que “há manifestações, por exemplo em Washington, que são contra Donald Trump, porque há muita gente que está a aproveitar para espalhar uma tomada de consciência contra o aumento das diferenças económicas entre ricos e pobres nos Estados Unidos”.

“Isto está a ser uma mistura de movimentos e objetivos”, que, “se não sair traduzido em votos, se as pessoas não forem votar e se Trump voltar a ser eleito, a situação vai piorar”.

EUA. Houston presta última homenagem a George Floyd
EUA. Houston presta última homenagem a George Floyd

Por isso, Onésimo Teotónio de Almeida diz que “mais do que as manifestações nas ruas – que muitas vezes servem para as pessoas explodirem emotivamente -, o que vai realmente vai contar é o que sair das urnas em novembro”.

“Agora, vai ser possível suster, manter, aguentar todo este movimento e canalizá-lo para se manifestar em votos?”, questiona o escritor e professor universitário, que conclui: “Se isso não acontecer, teremos mais quatro anos disto. Porque tudo isto está acicatado por Trump”.

Onésimo Teotónio de Almeida lembra que, com as suas recentes atitudes Donald Trump está a perder alguns apoios importantes, “como Colin Powell e George W. Bush”, para além de haver um movimento dos chamados indecisos.

“Apesar de nunca perder a sua base de apoio, muitos daqueles que se mudaram para ele em 2015 – os indecisos – estão a abandoná-lo”, sublinha.

Quanto às manifestações, e à forma como elas estão a decorrer, Onésimo Teotónio de Almeida descreve o cenário que pode ver nas ruas da sua cidade: “em termos de percentagem, eu posso dizer que entre os participantes haveria uma pessoa negra, para oito pessoas brancas. O que significa que os Estados Unidos têm aprendido alguma coisa, que há muita gente branca a favor desta causa, e que isto não pode ser lido como uma causa que opõe negros e brancos.”

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+