Tempo
|
A+ / A-

Morreu José Tavares Moreira, antigo governador do Banco de Portugal

09 jun, 2020 - 17:50 • Redação

Economista e jurista de formação, Tavares Moreira foi governador do Banco de Portugal entre 1986 e 1992. Também trabalhou no Ministério das Finanças e Caixa Geral de Depósitos.

A+ / A-

Morreu José Alberto Tavares Moreira, antigo governador do Banco de Portugal. Tinha 75 anos. A notícia foi conhecida através da Presidência da República.

Com ligações políticas ao PSD, Tavares Moreira foi governador do Banco de Portugal entre 1986 e 1992.

"Economista e jurista de formação, a trajetória profissional de José Tavares Moreira situou-se essencialmente no setor bancário, onde se destacou como diretor e administrador de diversas instituições, com destaque para a Caixa Geral de Depósitos", refere a nota de pesar do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Tavares Moreira "exerceu com indiscutível mérito funções governativas no Ministério das Finanças e foi deputado à Assembleia da República", refere o comunicado.

"Em todos os cargos que exerceu, Tavares Moreira deixou a marca da sua competência e do seu rigor e, bem assim, da sua discreta afabilidade de trato, hoje recordada por todos quantos o conheceram", sublinha Marcelo Rebelo de Sousa, que endereça "sentidas condolências" à família.

Em comunicado, o Banco de Portugal manifesta profundo pesar pela morte do antigo governador. “Neste momento de perda e de consternação, o governador e os membros do Conselho de Administração do Banco de Portugal endereçam à família do doutor José Alberto Tavares Moreira o seu mais profundo pesar”, lê-se na nota do Banco de Portugal (BdP).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jorge F F. Ponte
    11 jun, 2020 Porto 22:43
    À família enlutada pelo falecimento do seu familiar Dr. José Alberto Tavares Moreira, apresento as mais sentidas condolências. Conhecido de infância,assim como da família, irmãos, páis e avós . O José Alberto Moreira era considerado por todos que o conheciam, acima de tudo uma excelente pessoa.

Destaques V+