Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Reabertura de escolas. Há “casos isolados” sem “cadeias de transmissão”

08 jun, 2020 - 14:13 • Cristina Nascimento

Diretora-geral da Saúde garante que quando são identificados casos, há “uma intervenção muito rápida”. Nos alunos mais velhos, vai a turma toda para casa e são feitos testes a todos.

A+ / A-

Veja também:


A diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, considera que tem sido “pacífica” e dentro do esperado a reabertura de estabelecimentos de ensino (creches, pré-escolar e secundário).

Na habitual conferência de imprensa para acompanhar a evolução da Covid-19 em Portugal, Graça Freitas diz que têm identificado “casos isolados, atua-se em conformidade e não se têm verificado cadeias de transmissão”.

“Temos tido reporte de situações individuais. Um caso numa escola, numa turma, por exemplo, seja de um aluno seja de um educador e isso tem levado a uma intervenção muito rápida das autoridades de saúde com uma indicação muito clara neste momento: em meninos mais crescidos vai a turma toda para casa, ficam em isolamento”, explicou.

Graça Freitas explicou que, neste grau de ensino, todos são testados. Relativamente aos meninso que frequentam as creches, "não são testados, a não ser que desenvolvam sintomas, mas ficam em isolamento 14 dias".

A diretora-geral da Saúde considerou que "retoma em meio de creche e em meio escolar está a ser dentro do que é esperado, uma vez que o vírus ainda circula na comunidade e, portanto, vamos ter casos esporádicos, ou não, e, portanto, a situação é normal neste momento”, rematou.

O relatório desta segunda-feira, com dados atualizados até às 00h00 de domingo, mostra uma subida de 161 no número de recuperados, para um total de 21.156 (60,64% dos casos confirmados). O número de casos ativos sobe para 12.244 (mais 25).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+