Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Coronavírus

Quarentena passa de 14 para sete dias na Madeira

05 jun, 2020 - 23:52 • Lusa

A Madeira já só tem sete casos ativos e não tem novos casos há cerca de um mês.

A+ / A-

Veja também:


A quarentena para conter o surto de covid-19 passará de 14 para sete dias na Madeira devido à evolução da curva epidemiológica da doença no arquipélago, anunciou esta sexta-feira o secretário regional da Saúde e da Proteção Civil, Pedro Ramos.

"Vamos reduzir a necessidade de estadia em unidade hoteleira de todos os passageiros que não tragam testes e que cheguem à Madeira", disse Pedro Ramos, indicado que novos estudos científicos apontam que os sintomas da doença poderão manifestar-se entre o quinto e o sétimo dia e, no caso disso acontecer, então serão encaminhados para confinamento.

"Vamos testar mais cedo para libertar mais cedo", explicou.

A Madeira apresenta 90 casos positivos, dos quais 83 já estão recuperados e apenas estão notificados sete casos ativos, sem necessidades de cuidados hospitalares.

O passageiro que viaja sem o teste das 72 horas antes da viagem, é testado à chegada aos aeroportos da Madeira – do Funchal ou do Porto Santo – e depois segue para o hotel onde escolheu hospedar-se e lá aguardará pelo resultado do teste.

"Toda a estratégia está a ser montada nos aeroportos da Madeira e do Porto Santo [com a instalação de infraestruturas próprias], de modo a permitir que se comece a experimentar já na última quinzena de junho para avaliar a capacidade daquela que será a nova realidade a partir de 1 de julho com a chegada de passageiros de vários voos nacionais e internacionais", disse.

Na videoconferência semanal sobre a situação da pandemia da covid-19 na região, Pedro Ramos anunciou também a reabertura, a partir de segunda-feira, das urgências dos centros de saúde do norte da ilha – São Vicente, Santana e Porto Moniz.

"A 8 de julho retomaremos a totalidade do Serviço Regional de Saúde com todos os horários que existiam antes da covid-19", acrescentou.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou perto de 391 mil mortos e infetou mais de 6,6 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Mais de 2,8 milhões de doentes foram considerados curados.

Em Portugal, morreram 1.465 pessoas das 33.969 confirmadas como infetadas, e há 20.526 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+