Tempo
|
A+ / A-

EUA. “Acusados de agressão” os dois polícias que empurraram homem em manifestação

06 jun, 2020 - 21:02 • Lusa

Os dois agentes estão suspensos. Homem de 75 anos ficou inconsciente após a queda.

A+ / A-

Dois polícias de Buffalo, no Estados Unidos, foram acusados de agressão, depois de um vídeo os ter mostrado a empurrarem um homem de 75 anos que participava numa manifestação de protesto pela morte de George Floyd, no Minnesota.

Robert McCabe e Aaron Torgalski, que se entregaram este sábado, declararam-se inocentes da agressão sujeita a uma pena de segundo grau, tendo sido libertados sem fiança.

O procurador John Flynn disse numa entrevista que os policias "ultrapassaram uma linha".

Morte de George Floyd. Polícias deixam idoso de 75 anos inconsciente
Morte de George Floyd. Polícias deixam idoso de 75 anos inconsciente

Na sexta-feira, os policias foram suspensos, sem direito a salário, depois de uma equipa de televisão ter filmado o confronto do dia anterior, quase no final dos protestos, relata a Associated Press.

O filme mostra um homem identificado como sendo Martin Gugino a aproximar-se de uma fila de polícias com capacetes e bastões nas mãos, enquanto dispersavam os manifestantes na praça Niágara.

Dois policias empurraram Gugino para trás e ele bateu com a cabeça na calçada, vendo-se o sangue a ser derramado, enquanto outros policias passam pelo homem que ficou inanimado no chão. Um polícia inclinou-se para ver o ferimento na cabeça do homem, mas outro disse-lhe continuar a andar.

O vídeo provocou a indignação nas redes sociais.

"Pelo que vi no vídeo, acho que houve responsabilidade criminal", disse hoje o governador Andrew Cuomo, em conferência de imprensa.

"O que vimos foi horrível e repugnante e acredito ser ilegal", afirmou ainda o governador, considerando que o que a procuradoria fez "está certo" e que a aplaude por "agir tão rápido".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+