Tempo
|
Euranet
Decidir Europa
Todas as semanas, um convidado especial fala sobre os grandes temas da Europa e do mundo no programa "Decidir Europa", com edição do jornalista José Bastos.
A+ / A-
Arquivo
Nuno Melo e o futuro da UE - Decidir Europa

DECIDIR EUROPA

Nuno Melo e o futuro da UE

06 jun, 2020 • José Bastos


O eurodeputado centrista analisa a resposta da União Europeia à pior recessão da sua história e perdas de soberania.

Face à previsão de danos muito sérios na economia europeia a Comissão Europeia deu esta semana o tiro de partida a uma segunda fase de consultas para garantir “salários mínimos justos” na União Europeia.

É opinião do executivo comunitário que salários mínimos justos “proporcionariam a trabalhadores vulneráveis uma almofada financeira em caso de dificuldades”. Também poderiam contribuir para “reduzir as desigualdades salariais n a sociedade, aumentar a procura interna e fechar a diferença salarial entre homens e mulheres”. Este é um dos alvos defendidos pela equipa de Ursula Von der Leyen desde que assumiu a pilotagem do projecto europeu em dezembro de 2019.

O comissário de emprego, Nicolas Schmidt, lamentou que “um em cada seis trabalhadores tem um salário baixo e a maioria são mulheres”. “Estes trabalhadores mantiveram vivas as nossas sociedades e economias durante a crise da Covid19 quando tudo o mais parou, mas, paradoxalmente, serão os mais afectados pela crise", acrescentou Nicolas Schmidt.

Esta é a mais recentes das questões envolvendo o novo panorama europeu a desenhar a 19 de junho quando o Conselho Europeu colocar chefes de estado e de governo a discutir o plano económico da Comissão Europeia, na sequência das propostas de Angela Merkel e Emmanuel Macron que promete mudar a face da Europa.

Há ainda muitas reservas dos países frugais – Áustria, Dinamarca, Holanda e Suécia e o plano tem de ser ratificado por muitos parlamentos nacionais, mas será que sofrerá grandes alterações?

Esta é uma das várias questões para análise do advogado Nuno Melo, deputado português do Parlamento Europeu eleito pelo CDS.

Este conteúdo é do âmbito da parceria Renascença/Euranet Plus – Rede Europeia de Rádios. Veja todos os conteúdos Renascença/Euranet Plus.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.