Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ambiente

"​Não podemos fingir-nos saudáveis num mundo doente", diz o Papa Francisco

05 jun, 2020 - 15:54 • Aura Miguel

Carta do Papa ao Presidente da Colômbia, no Dia Mundial do Ambiente.

A+ / A-

“Proteger o meio ambiente e respeitar a biodiversidade do planeta são questões que dizem respeito a todos”, escreve o Papa Francisco ao Presidente colombiano, Ivan Duque Márquez.

A missiva é divulgada por ocasião do Dia Mundial do Ambiente, que este ano deveria ter ocorrido em Bogotá, mas é assinalado apenas de forma virtual por causa da pandemia de Covid-19.

“Não podemos fingir-nos saudáveis num mundo doente. As feridas causadas à nossa Mãe Terra são feridas que também sangram em nós”, escreve Francisco.

O Papa recorda ainda que “não podemos ficar calados diante desse clamor quando verificamos os custos muito altos da destruição e exploração do ecossistema. Não é hora de continuar a olhar para o outro lado, indiferentes aos sinais de um planeta que está a ser saqueado e violado, pela ganância pelo lucro e em nome - muitas vezes - do progresso”.

“Está dentro de nós a possibilidade de inverter a marcha e apostar num mundo melhor e mais saudável, deixando-o como um legado para as gerações futuras. Tudo depende de nós; se realmente quisermos”, acrescenta Francisco.

A carta recorda as comemorações do quinto aniversário da Encíclica “Laudato Si”, chama a “atenção para o grito que a Mãe Terra nos dá” e convida todos a participarem no ano especial de reflexão sobre esta encíclica, que decorre até maio de 2021.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Casa de Acolhimento
    08 jun, 2020 Santo Tirso 20:30
    Radio Renascença no topo da informação objectivada na hora com detalhes

Destaques V+