Tempo
|
A+ / A-

Marcelo felicita PSD por programa de médio prazo e espera debate alargado

05 jun, 2020 - 17:42 • Lusa

Marcelo Rebelo de Sousa almoçou esta sexta-feira a sós com o presidente do PSD, Rui Rio, num restaurante em Lisboa.

A+ / A-

O Presidente da República felicitou, esta sexta-feira, o PSD por apresentar um programa de recuperação económica de médio prazo e afirmou esperar que Governo e partidos percebam a sua importância e o debatam.

Marcelo Rebelo de Sousa falava à agência Lusa antes de um almoço a sós com o presidente do PSD, Rui Rio, num restaurante em frente ao Tejo, em Lisboa.

"Aproveito, aliás, esta ocasião para felicitar o líder da oposição e o PSD pelo plano que apresentou para o país, porque, num momento em que nós ainda estamos a discutir um plano de estabilização até ao fim do ano, o PSD avançou com um plano a médio prazo", declarou.

Com Rui Rio ao seu lado, o chefe de Estado defendeu que Governo e partidos "ganhavam em perceber a importância desta proposta e em debatê-la, porque o orçamento suplementar está decidido daqui a duas ou três semanas, mas os problemas do país vão muito para além disso".

"E no fim do verão já estamos a discutir o Orçamento [do Estado] para 2021 e para 2022 e a começar a pensar nesse futuro a médio prazo. Logo, há aqui uma base de debate para o futuro", sustentou.

Segundo Marcelo Rebelo de Sousa, o programa de recuperação económica apresentado pelo PSD na quarta-feira constitui "uma perspetiva nova" neste período de pandemia de covid-19, em que se tem estado "em cima da hora a resolver os problemas do momento".

"A primeira proposta de médio prazo que aparece é a do PSD", considerou, referindo que o seu alcance vai "para além do Orçamento [do Estado] para 2021 e para 2022, com uma política económica e financeira global a pensar no futuro a prazo de Portugal, e muito aberta".

"Foi elaborada num esforço coletivo, e com uma participação muito ampla. É aberta porque está aberta ao diálogo, não é para ser um projeto fechado. O que o PSD propõe para o país é um projeto aberto para discutir com os outros partidos, quer com o partido do Governo, quer os outros partidos com assento parlamentar", salientou.

Questionados sobre o programa de estabilização económica e social aprovado em Conselho de Ministros e apresentado na quinta-feira, nem o presidente do PSD nem o Presidente da República quiseram comentar o seu conteúdo.

Rui Rio alegou não ter tido ainda "oportunidade de o ver com o detalhe necessário para poder falar".

O Presidente da República fez saber que o Governo lhe apresentou "umas linhas gerais na véspera da aprovação no Conselho de Ministros", mas disse que "seria prematuro" estar a comentar "uma realidade que acabou de ser apresentada e que supõe muitas iniciativas legislativas de aplicação".

Marcelo Rebelo de Sousa acrescentou apenas que se trata de "um quadro de urgência, de curtíssimo prazo" e que implicará "uma série de iniciativas que passarão pelo parlamento e depois irão às mãos do Presidente".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+