|

 Casos Ativos

 Suspeitos Atuais

 Recuperados

 Mortes

A+ / A-

Morte de George Floyd. Idoso americano empurrado por polícias cai e fica inconsciente

05 jun, 2020 - 09:24 • Redação com agências

O homem, de 75 anos, caiu desamparado de costas no chão, batendo com a cabeça. Vídeo mostra que ficou inanimado e começou a sangrar.

A+ / A-
Morte de George Floyd. Polícias deixam idoso de 75 anos inconsciente
Morte de George Floyd. Polícias deixam idoso de 75 anos inconsciente

Mais uma polémica a envolver a atuação policial. Dois polícias de Buffalo, em Nova Iorque, foram suspensos sem salário depois de ter sido divulgado um vídeo que mostra os dois agentes a empurrarem um homem de 75 anos. A vítima caiu no chão e bateu com a cabeça no pavimento, durante os protestos contra a morte de George Floyd.

O vídeo foi feito por um repórter de uma rádio local - a estação WBFO – tendo sido colocado do site e no Twitter.

As imagens mostram um homem a aproximar-se de uma linha e polícias equipados com equipamentos antichoque. Um agente empurra-o com a mão e outro com o bastão. O idoso cai no chão, batendo com a cabeça e fica inconsciente. Pode ainda ver-se que o pavimento fica manchado com sangue.

“Fiquei profundamente perturbado com o vídeo”, disse o autarca de Buffalo. “Depois de dias de protestos pacíficos e de várias reuniões com membro da comunidade e chefes de polícia, esta situação é desanimadora”, sublinhou Byron Brown.

Este incidente voltou a reacender os ânimos dos protestos em várias cidades norte-americanas contra a violência policial.

Cerca de 9.000 mil pessoas foram detidas e o recolher obrigatório foi imposto em várias cidades, incluindo Washington e Nova Iorque. Até agora, pelo menos, oito pessoas morreram.

George Floyd morreu asfixiado após um polícia de Minneapolis ter pressionou o seu joelho no pescoço da vítima durante vários minutos, mesmo depois de ela ter parado de se mexer.

Os quatro polícias envolvidos no incidente foram despedidos, e o agente Derek Chauvin, que colocou o joelho no pescoço de Floyd, foi detido, acusado de assassínio em terceiro grau e de homicídio involuntário.

A morte de Floyd, de 46 anos, ocorreu durante a sua detenção por suspeita de ter usado uma nota falsa de 20 dólares (18 euros) numa loja.

Obama agradece aos jovens por "fazerem a diferença". Minneapolis prepara cerimónia em memória de George Floyd
Obama agradece aos jovens por "fazerem a diferença". Minneapolis prepara cerimónia em memória de George Floyd
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.