Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

"É inútil". Cientistas britânicos suspendem ensaio com hidroxicloroquina em doentes Covid-19

05 jun, 2020 - 15:35 • Redação com Reuters

"Se for internado, não tome hidroxicloroquina. É inútil", garante um dos líderes do estudo da Universidade de Oxford.

A+ / A-

Veja também:


Um grupo de cientistas britânicos suspendeu, esta sexta-feira, um ensaio em larga escala que explorava o uso da hidroxicloroquina, medicamento para a malária, no tratamento da Covid-19, depois de resultados iniciais não darem qualquer indício de benefícios.

"Analisámos os dados e concluímos que não há qualquer prova de que a hidroxicloroquina tenha um efeito benéfico em pacientes hospitalizados com a Covid-19. Por isso, decidimos parar de alistar pacientes para os testes, com efeitos imediatos. A hidroxicloroquina não é um tratamento para a Covid-19. Não funciona", declarou o professor da Universidade de Oxford Martin Landry, que co-liderava o ensaio, de nome "RECOVERY".

Landry acredita que "este resultado deverá mudar a prática da medicina em todo o mundo". "Já podemos deixar de usar um medicamento que é inútil", afirmou o cientista e professor de Medicina e Epidemiologia.

Durante a pandemia, "tem havido enorme especulação e incerteza em relação ao papel da hidroxicloroquina como tratamento da Covid-19", por não haver "informação fiável de ensaios randomizados de larga escala".

Até agora, garante Landry, que deixa um conselho a todos os doentes de Covid-19: "Se for internado num hospital, não tome hidroxicloroquina."

Em Portugal, na quinta-feira, a diretora-geral da Saúde sublinhou que o organismo que lidera e o Infarmed ainda não recomendam o uso de hidroxicloroquina, no combate ao novo coronavírus, mas que estão a acompanhar os estudos internacionais realizados sobre o tema.

“Por enquanto vamos ser cautelosos e não vamos recomendar a utilização. Vamos continuar a aderir aos ensaios, já estávamos incluídos neles, mas vamos manter uma posição de precaução em relação à sua utilização”, afirmou Graça Freitas, em conferência de imprensa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+