Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Covid-19

Parlamento com maioria para voltar a incluir hipertensos e diabéticos no regime excecional

04 jun, 2020 - 17:26 • Lusa

Propostas do PSD, Bloco de Esquerda e PCP são votadas na sexta-feira.

A+ / A-

Veja também:


PSD, BE e PCP entregaram esta quinta-feira propostas de alteração ao decreto-lei do Governo que voltam a incluir os doentes diabéticos e hipertensos no regime excecional de teletrabalho no âmbito da pandemia de covid-19, que deverão ter maioria para aprovação.

As três propostas - que são votadas na sexta-feira - têm em comum voltarem à versão inicial do decreto-lei de 1 de maio que previa que os diabéticos e os hipertensos, tal como outros doentes crónicos ou pessoas imunodeprimidas, pudessem justificar a falta ao trabalho mediante declaração médica, "desde que não possam desempenhar a sua atividade em regime de teletrabalho ou através de outras formas de prestação da atividade".

No entanto, quatro dias depois, em 5 de maio, foi publicada uma retificação ao diploma do Governo, que retirou a referência expressa aos diabéticos e hipertensos deste regime excecional.

No debate das apreciações parlamentares do decreto pedidas por PSD, BE e PCP, também CDS-PP, PAN e Chega defenderam que se deveria voltar à formulação inicial do diploma, com os democratas-cristãos a anunciarem que irão entregar igualmente uma proposta nesse sentido.

Ou seja, se pelo menos PSD, BE, PCP, CDS, PAN e Chega confirmarem na sexta-feira em voto a intenção hoje expressa no debate de incluir os doentes diabéticos e hipertensos no regime excecional a alteração será aprovada, já que somam 118 dos 230 parlamentares.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    04 jun, 2020 Lisboa 18:10
    O decreto do PS só sofreu alterações porque entre diabéticos e hipertensos, estão cerce de 2,5 milhões de pessoas, e em termos Económicos, ter 2,5 milhões de pessoas em teletrabalho, para o governo isso não é possível. assim agarram-se a semântica para dizer que "todos têm a mesma possibilidade de contrair covid... O que não dizem é que uma pessoa saudável que contraia o covid, os estragos são curtos. Num diabético ou hipertenso, os estragos em termos de saúde são muito maiores. Mas... É a Economia, people...

Destaques V+