Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19

Hidroxicloroquina. Portugal ainda não recomenda, mas acompanha estudos

04 jun, 2020 - 13:47 • Marta Grosso

A OMS decidiu retomar os ensaios que tinha suspendido sobre o tratamento da Covid-19 com hidroxicloroquina e Portugal mantém a sua participação.

A+ / A-

Veja também:


A Direção-Geral da Saúde e o Infarmed estão a acompanhar os estudos internacionais que vão sendo feitos sobre a aplicação de hidroxicloroquina no tratamento da Covid-19.

A garantia é dada nesta quinta-feira pela diretora-geral da Saúde, na conferência de imprensa diária sobre o estado da pandemia em Portugal.

Graça Freitas diz que, para já, as autoridades portuguesas de saúde não recomendam a utilização daquele medicamento, normalmente usado no tratamento da malária, para a Covid.

“A DGS e o Infarmed estão a acompanhar a situação e, por enquanto vamos ser cautelosos e não vamos recomendar a utilização em Portugal”, afirmou aos jornalistas.

A pergunta surgiu na sequência do anúncio da Organização Mundial da Saúde (OMS) de que iria retomar os ensaios clínicos com a hidroxicloroquina, com a participação de mais de 3.500 pacientes voluntários de 35 países.

“Vamos continuar a aderir aos ensaios, já estávamos incluídos neles, mas vamos manter uma posição de precaução em relação à sua utilização”, reforçou Graça Freitas.

A diretora-geral da Saúde garantiu ainda que as autoridades portuguesas acompanham “todos os dias tudo o que se está a passar em todo o mundo sobre este medicamento, para que possa ser utilizado com segurança no âmbito da Covid-19”.

A hidroxicloroquina é um antimalárico que se tem mostrado importante no tratamento de alguns doentes com Covid, mas que também já desencadeou efeitos secundários como arritmias e aumento do risco de morte.

Por causa de um estudo publicado na revista médica britânica “The Lancet”, que apontava para efeitos prejudiciais da hidroxicloroquina, a OMS anunciou, em 25 de maio, a suspensão dos ensaios clínicos.

Contudo, na quarta-feira, dia 3 de junho, retomou os estudos, com vista a “controlar a segurança” da utilização do medicamento em doentes infetados com o novo coronavírus.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José J C Cruz Pinto
    04 jun, 2020 Ílhavo 16:10
    Não estão já a antever Trump e Bolsonaro a vangloriarem-se de ser génios, não só da Política, mas até da Medicina?! Ora esperem só mais um pouco.

Destaques V+