Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Época balnear começa mais tarde no Norte de Portugal

04 jun, 2020 - 11:17 • Redação

As praias portuguesas entram oficialmente no período de época balnear no sábado, mas só em metade do país. Este cenário não quer dizer, no entanto, que as praias não estejam acessíveis ou que não tenham restaurantes e nadadores salvadores.

A+ / A-
Veja também:

A época balnear abre, como previsto, no próximo sábado, 6 de junho, mas só na metade Sul do país. No Norte, só arranca oficialmente a 27 de junho: é o que acontece, por exemplo, em Viana do Castelo ou Póvoa de Varzim, indica um despacho publicado esta quinta-feira em Diário da República (veja a lista completa).

A abertura mais tardia vai acontecer também em praias do concelho de Alcobaça, onde o início da época balnear está programado apenas para 4 de julho.

A partir de sábado, a época balnear começa, nomeadamente, no Algarve, em parte da Costa Alentejana, na área da Grande Lisboa e na zona Oeste, até à Nazaré. De fora, fica ainda toda a costa acima da Nazaré e uma parte do Alentejo.

À Renascença, fonte do Ministério do Ambiente já explicou que esta diferenciação se fica a dever ao facto de não estar ainda concluído o levantamento da capacidade de todas as praias.

Esse trabalho foi sendo feito de Sul para Norte, e não está ainda terminado, adiantou a mesma fonte.

Nas praias que não estão incluídas no despacho do Diário da República, publicado esta quinta-feira, ainda não se sabe que capacidade têm, não sendo ainda possível aplicar todas as novas regras definidas no âmbito do desconfinamento.

Sem lotação, não há os chamados semáforos, nem os concessionários e as forças de fiscalização têm a informação necessária para atuar.

Este cenário não quer dizer, no entanto, que as praias não estejam acessíveis, ou que não tenham restaurantes e nadadores salvadores, bem como outros serviços que, entretanto, os concessionários e as autarquias já foram providenciando.

Ir à praia durante a pandemia de Covid-19 obriga a várias medidas de segurança sanitária, distanciamento social e limite de lotação dos areais. A Agência Portuguesa do Ambiente (APA), em parceria com a Deco, criou uma aplicação que informa os portugueses sobre o estado de ocupação de cada praia.

Os dados são fornecidos pela APA, com base nas informações fornecidas pelos concessionários das praias. A "app" informará ainda sobre o nível de qualidade da água das praias, o histórico de ocupação, a existência de bandeira azul e vigilância e as infraestruturas disponíveis.

Recorde as novas regras para ir à praia:

  • Distanciamento físico de 1,5 metros entre utentes (que não façam parte do mesmo grupo)
  • Afastamento de 3 metros entre chapéus de sol, toldos ou colmos
  • Interditas atividades desportivas com 2 ou mais pessoas, como jogar à bola, raquetes ou disco (exceto atividades náuticas, aulas de surf e desportos similares)
  • A informação atualizada sobre o estado de ocupação das praias vai estar de forma contínua, em tempo real, na aplicação "Info praia" e no sítio da Associação Portuguesa do Ambiente na internet.
  • O estado de ocupação será anunciado através de sinalética tipo semáforo na praia: Verde: ocupação baixa (1/3); Amarelo: ocupação elevada (2/3); Vermelho: ocupação plena (3/3)
  • Interdito o estacionamento fora dos parques e zonas de estacionamento ordenado
  • Possibilidade de interdição da praia, por motivo de proteção da saúde pública, em caso de incumprimento grave das regras pelas concessionárias ou pelos utentes
  • Em regra, cada pessoa ou grupo só pode alugar toldos ou barracas de manhã (até 13h30) ou tarde (a partir das 14h00)
  • Máximo de 5 utentes por toldo, colmo ou barraca
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+