Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ensino Superior. Como captar alunos em tempo de Covid-19?

04 jun, 2020 - 09:00 • Fátima Casanova

As universidades e politécnicos têm de ser criativos na maneira como se dão a conhecer nesta altura em que o distanciamento social não permite a realização das tradicionais feiras nos campus universitários.

A+ / A-

Por estes dias, as instituições de ensino superior promovem várias iniciativas para atrair estudantes, mas, por causa da pandemia, as universidades e politécnicos tiveram de trocar o campus universitário pelo digital.

Exemplo disso é a feira virtual que a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa realiza nestas quinta e sexta-feira. A plataforma de videoconferência Zoom foi a escolhida para chegar aos alunos.

As sessões vão ser síncronas e cada uma delas pode ter 300 alunos que, orientados pelos coordenadores de curso, ficam a conhecer as instalações, os laboratórios e uma ou outra “experiência suficientemente elucidativa sobre aquilo que os alunos poderão vir a fazer”, disse à Renascença Fátima Rodrigues, subdiretora adjunta do departamento Divulgação de Ciência e Tecnologia.

“Cada aluno tem a possibilidade de visitar seis cursos” nas áreas das químicas, engenharias e matemáticas, adianta a responsável.

A Feira Virtual (que pode visitar em https://feiravirtual.fct.unl.pt/) decorre entre as 16h00 e as 18h00 e carece de inscrição. Das já recebidas, muitas vieram do estrangeiro, nomeadamente do Brasil, de Moçambique e de Cabo Verde.

Politécnico de Bragança com mais candidaturas internacionais

Os alunos internacionais continuam a mostrar interesse por Portugal. Em Bragança, o instituto politécnico está a receber mais candidaturas para o próximo ano letivo.

“De Cabo Verde, do Brasil e de alunos países asiáticos há mais candidatos do que no ano passado”, indica à Renascença Orlando Rodrigues, presidente desta instituição.

Também no programa Erasmus, há “um aumento da procura acentuado”, nomeadamente por parte de alunos de Espanha.

De resto, os estudantes internacionais já são uma marca do Instituto Politécnico de Bragança: dos cerca de nove mil alunos, mais de três mil vieram do estrangeiro.

Mas, em tempo de Covid-19, nada está garantido para setembro, reconhece Orlando Rodrigues, já que “está mais difícil viajar nalguns países ou mesmo impossível neste momento”.

Além disso, “as condições económicas provavelmente degradar-se-ão nalguns destes países e isso pode originar que a procura não se traduza efetivamente em vindas”.

O presidente do Instituto Politécnico de Bragança quer ainda apostar em iniciativas presenciais para captar alunos, com grupos reduzidos, lá mais para o verão, mas ainda sem calendário definido.

Com uma aposta forte no digital mantém-se a Católica Porto Business School, que nesta quinta-feira mesmo volta a abrir as portas virtuais, numa sessão às 18h00, para dar a conhecer os mestrados.

A iniciativa conta com a participação de professores e elementos dos serviços académicos para esclarecer todas as dúvidas dos potenciais alunos dos mestrados em Auditoria e Fiscalidade, Business Economics, Finance, Gestão, Gestão de Recursos Humanos e Marketing.

Pode encontrar mais informações e inscrições disponíveis aqui.

Licenciaturas com “open days”

A pensar nos estudantes que terão, em breve, de escolher a instituição onde irão ingressar no ensino superior, a Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica, no Porto, vai organizar três sessões de apresentação online para apresentar as licenciaturas em Microbiologia, Bioengenharia e Ciências da Nutrição.

A primeira está agendada para 16 de junho, às 18h00, e dará aos participantes a oportunidade de interagir com os professores.

É ainda possível agendar uma reunião online individual para esclarecimento de dúvidas durante todo o período de candidaturas.

Mais informações aqui: http://www.esb.ucp.pt/todas-as-respostas

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+