Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

ensino superior

Politécnicos em derrapagem financeira por causa da Covid-19

03 jun, 2020 - 08:27 • Fátima Casanova

As contas vão ser feitas neste mês, diz à Renascença Pedro Dominguinhos, que assume hoje o segundo mandato na liderança do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos.

A+ / A-

Num tempo de grandes desafios e de muitas incertezas por causa da pandemia, Pedro Dominguinhos avança, nesta quarta-feira, para mais dois anos à frente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP).

Mas o novo mandato começa com estas instituições longe de estarem em equilíbrio financeiro.

Os últimos meses foram de aumento da despesa e de diminuição de receitas, o que é evidente nos serviços de ação social, “quer com refeições quer com as receitas com alojamento, dos clubes desportivos e também das propinas”, para além da prestação de serviços às empresas, enumera Pedro Dominguinhos.

Já do lado da despesa, as contas são de somar. O também presidente do politécnico de Setúbal coloca logo na primeira parcela os equipamentos de proteção individual (EPI) para distribuir por toda a comunidade académica da instituição sadina: são “cerca de 300 mil euros de EPIs para distribuir aos estudantes e aos funcionários, em termos anuais”.

A isto junta-se, “do lado da ação social, um défice de 250 mil euros”.

Pedro Dominguinhos diz à Renascença que é preciso encontrar soluções para injetar dinheiro nos politécnicos “ou através do Orçamento do Estado ou de fundos comunitários que permitam este equilíbrio financeiro”.

As contas começam a ser feitas neste mês de junho, mas é preciso deixar em aberto a parcela das propinas, cujo prazo para pagamento foi dilatado até setembro, para ajudar as famílias.

Ação social e projetos para o futuro

Pedro Dominguinhos pede mais apoios, porque “as famílias estão a sentir os efeitos da pandemia, porque estão em ‘lay-off’ ou porque ficaram desempregados e houve uma diminuição de rendimentos”.

Por isso, o presidente do CCISP defende que “é importante haver essa aposta muito grande e muito estratégica no reforço da ação social”.

Mas as prioridades para este novo mandato não se ficam por aqui. Nesta quarta-feira, na cerimónia de tomada de posse, vai ser a oportunidade para apresentar o programa de reforço de competências na área das tecnologias de informação e comunicação.

Trata-se de um projeto que junta politécnicos, Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e a Associação para o Desenvolvimento das Comunicações.

Segundo Pedro Dominguinhos, a “formação decorre em diferentes áreas: vai ter java, dotnet, cobol, vai ter cloud, segurança de informação, cibersegurança, integração de sistemas”.

O programa fica fechado na próxima sexta-feira e prevê que a parte mais teórica seja da responsabilidade dos politécnicos.

“Haverá um estágio com a atribuição de uma bolsa equivalente ao salário mínimo nacional. Os formandos podem aceder depois a um emprego, cujo ordenado inicial será de 1 200 euros brutos”, adianta.

O processo de seleção dos candidatos para o programa UPskill decorre aqui, neste site.

A formação é, de resto, uma das prioridades de Pedro Dominguinhos para o novo mandato. Quer captar mais estudantes e para isso propõe-se “adequar horários, com mais horas em regime pós-laboral e reforço de ‘e-learning’”.

Reforçar a notoriedade dos politécnicos também é uma aposta. Pedro Dominguinhos propõe a alteração de nome para Universidade Politécnica, “algo que poderia ser realizado, mantendo sempre a matriz politécnica, a sua ligação aos territórios e a sua aposta em formações profissionalizantes”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+