Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Praia fluvial de Monsaraz abre com mais “segurança e conforto”

02 jun, 2020 - 11:08 • Rosário Silva

Bandeiras de cores diferentes para indicar se a praia tem, ou não, ocupação máxima, uma zona de isolamento e a proibição de estacionar fora dos locais estabelecidos para o efeito, são algumas das medidas implementadas pelo município de Reguengos de Monsaraz, que decidiu, por outro lado, não abrir as piscinas municipais, neste verão.

A+ / A-

Veja também:


A abertura da época balnear na praia fluvial de Monsaraz, no distrito de Évora, está marcada para o próximo dia 10 de junho. É, também, uma forma de celebrar o dia de Portugal, depois de um longo período de confinamento.

Por causa da pandemia, o município de Reguengos de Monsaraz decidiu, mesmo, não abrir as piscinas municipais da cidade, neste verão, tendo optado por implementar “melhores condições de segurança e de conforto para os banhistas” na praia fluvial.

Na nota informativa enviada à Renascença, a autarquia explica que “vai colocar uma camada de areia mais fina em toda a praia”, e pondera “a criação de novas zonas de sombreamento e para guarda-sóis”, não sendo autorizado, este ano, o estacionamento fora dos lugares delimitados para o efeito.

Por outro lado, vai estar a funcionar uma espécie de sistema de controlo, com “bandeiras verdes, amarelas e vermelhas que vão indicar a ocupação da praia”, para além de “uma zona de isolamento”, tudo para dar cumprimento “às regras de segurança definidas pelo Ministério do Ambiente e pela Direção-Geral da Saúde”, indica o município.

Este ano, os veraneantes não vão poder contar com a piscina flutuante, mas podem usufruir das infraestruturas do Centro Náutico de Monsaraz, nomeadamente “um bar/restaurante, parque infantil, zona de merendas, ancoradouro e rampa para acesso dos barcos à água.”

Desde 2017, ano em que foi inaugurada, a praia fluvial de Monsaraz recebe a bandeira azul da Europa. No ano passado recebeu o primeiro prémio da Praia + Acessível, no âmbito do programa “Praia Acessível – Praia para Todos”.

Este ultimo é um galardão conferido, desde 2005, pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, pela Agência Portuguesa do Ambiente e pelo Turismo de Portugal às zonas balneares que se destacam “pelas condições de acessibilidade, segurança, autonomia, conforto e independência que proporcionam às pessoas com mobilidade condicionada.”

Contas feitas, a praia de Monsaraz vai ostentar, mais uma vez, a bandeira azul, a bandeira de Praia Acessível e a classificação de Praia Saudável por ter as devidas normas de segurança e de qualidade do ambiente.

Com 150 metros de extensão, a praia dispõe também de “uma torre de vigilância e posto para os nadadores salvadores, posto médico com desfibrilhador automático externo”, além de “duches públicos, cadeiras anfíbias, rampas de acesso à água para utilizadores com dificuldades de mobilidade e estacionamento para 500 lugares”, incluindo para veículos de pessoas com mobilidade reduzida.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+