Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19 por concelho. Sintra regista aumento de 182 casos

02 jun, 2020 - 13:56 • Joana Gonçalves

A DGS adianta, em nota metodológica, que o aumento de casos no concelho de Sintra “inclui atualizações das notificações médicas dos últimos quatro dias”. Pelo menos 53 municípios registam um aumento no número de infetados nas últimas 24 horas. Os dados da Direção-Geral da Saúde revelam a totalidade de notificações médicas no sistema SINAVE, mas deixam de fora notificações laboratoriais.

A+ / A-

Veja também:


Dados divulgados esta terça-feira, no boletim epidemiológico diário da Direção-Geral da Saúde (DGS), revelam que há 226 concelhos portugueses com, pelo menos, três casos confirmados de Covid-19.

Sintra é o município com maior aumento no número de infetados - 182 novos casos. A DGS esclarece, em nota metodológica no boletim diário, que o aumento neste concelho “inclui atualizações das notificações médicas dos últimos quatro dias”. Ainda assim, se analisarmos o número de novos casos em todos os concelhos portugueses entre dia 29 de maio e 2 de junho, Sintra ocupa o primeiro lugar, seguida de Lisboa, Amadora e Loures - com mais 123, 108 e 107 novos casos, respetivamente.

Segundo o mesmo documento, nas últimas 24 horas registaram-se 195 novos casos em todo o país. No entanto, os dados referentes aos casos por município, dão conta de 415 novos infetados, mais do dobro do primeiro valor. À Renascença, a Direção Geral da Saúde adianta que "existem sempre acertos nos dados por concelhos, quer por atraso de notificação, quer por relocalização do utente em área de residência".

O diretor do serviço de doenças infecciosas do Hospital Curry Cabral tinha já admitido, também em entrevista à Renascença, atrasos no registo dos dados no SINAVE.

Lisboa (+38), Amadora (+29), Loures (+23), Odivelas (+16), Vila Franca de Xira (+14) e Seixal (+12) são os concelhos com maior aumento no número de infetados nas últimas 24 horas, segundo a lista da DGS. Os seis pertencem à Região de Lisboa e Vale do Tejo e no seu conjunto somam 132 novos casos, que aumentam para 314 se considerarmos o concelho de Sintra.

De acordo com o mesmo boletim, 53 municípios registam, pelo menos, mais um caso confirmado de Covid-19 face ao dia anterior e oito concelhos somam mais de mil infetados - Lisboa, Vila Nova de Gaia, Porto, Matosinhos, Braga, Sintra, Gondomar e Loures.

Sabendo que a contabilização não será relativa ao total dos casos – nem acompanhará em simultâneo os dados reportados pelas autarquias - a DGS optou por disponibilizar apenas dados do SINAVE, sistema nacional de vigilância epidemiológica (91% do total de casos confirmados).

Lisboa ocupa o topo da tabela com um total 2.447 infetados com o novo coronavírus, seguida de Vila Nova de Gaia (1.578), Porto (1.358) e Sintra (1.355). Dos 226 concelhos com pelo menos três casos confirmados de Covid-19, 173 não registam aumento no número de infetados face ao dia anterior.

Na região de Lisboa e Vale do Tejo (LVT) foram notificados 158 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas - 81% do total de novos infetados.

Segue-se o Norte do país com mais 29 casos, Centro com mais seis e o Alentejo e a Madeira com mais um, cada. O Algarve e o arquipélago dos Açores não registam aumento de infetados.

É a primeira vez, desde dia 7 de maio, que a Madeira regista um aumento no número de casos do novo coronavírus.

O relatório, realizado com dados atualizados até às 00h00 de segunda, revela que o número total de óbitos em Portugal está agora nos 1.436 e o número de infetados em 32.895, desde que a pandemia chegou ao nosso país (há precisamente três meses, no dia 2 de março).

A taxa de letalidade é agora de 4,4% para a população em geral; para a população com idades acima dos 70, a taxa é de 17,3%.
O número de casos ativos é, nesta terça-feira, de 11.590 – menos 134 do que na segunda-feira. 4.32 estão internados, 58 dos quais em cuidados intensivos (menos seis do que na segunda).

Por outro lado, há mais 317 pessoas consideradas recuperadas da doença. No total, o número de recuperados está agora nos 19.869 (60,4% dos infetados).

Pela primeira vez, existem casos numa “faixa etária desconhecida”. São seis, dois do sexo masculino e quatro do sexo feminino.
Segundo os dados divulgados, é entre os 40 e os 49 anos que se regista um maior número de doentes e do sexo feminino: 3.199. Do sexo masculino, o total de casos nesta faixa etária é de 2.313.
Segue-se a faixa etária entre os 30 e os 39 anos.
Em termos de mortalidade, a faixa etária de 80 e mais anos continua a ser a mais fustigada e também com maior incidência no sexo feminino: 552 óbitos vs 414.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+