Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19. Há 35% das consultas e exames adiados que já foram reagendados

02 jun, 2020 - 14:18 • João Carlos Malta

Há pessoas que continuam a ter medo de ir aos hospitais, mas o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, diz que não há nada que os portugueses possam temer.

A+ / A-

Veja também:


O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, avançou esta terça-feira, na conferência de imprensa diária, que 35% das consultas e exames adiados já foram reagendados no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Lacerda Sales diz que o processo de reagendamento tem levado a um “grande esforço por parte dos hospitais” e “dos profissionais de saúde”.

Ainda assim, se o SNS globalmente já conseguiu reagendar um terço de exames e consultas, os hospitais de Lisboa e Vale do Tejo podem estar mais atrasados devido ao número crescente de casos de infetados com o novo coronavírus.

Em relação ao receio que muitos ainda têm de se deslocar a unidades hospitalares, Lacerda Sales disse que já se nota “maior afluência” e fez um apelo. “Não tenham medo. Há circuitos bem definidos nos hospitais”, repetiu.

O secretário de Estado da Saúde defendeu que é importante que haja uma “palavra de confiança possamos retomar os nossos objetivos o mais rapidamente possível”.

No final de maio, na comissão de Saúde do Parlamento, a ministra Marta Temido já tinha avançado sobre este tema que o SNS vai continuar a fazer o seu percurso para a recuperação da atividade assistencial que teve de ser adiada.

A mesma assumia que o retomar de consultas, exames e cirurgias suspensas é uma prioridade que está a ser aplicada ainda de forma lenta.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+