Tempo
|
A+ / A-

Covid-19. GNR deixa de assegurar desinfeção dos equipamentos do INEM

02 jun, 2020 - 07:57 • Redação

Ambulâncias do INEM de Lisboa não saíram em serviço enquanto os veículos não foram desinfetados.

A+ / A-

Veja também:


As fardas e as ambulâncias já não contam com as equipas da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS), que nos últimos dois meses e meio, desinfetaram fardas e ambulâncias, após cada transporte de doentes.

Segundo o “Jornal de Notícias”, esta situação levou a que na segunda-feira as ambulâncias de Lisboa não saíssem em serviço até que os veículos fossem desinfetados. Para ativar dois de seis veículos, o INEM teve de recorrer então a um privado.

A UEPS aplicou nos veículos e fardas dos operacionais, após cada transporte de suspeitos com Covid-19, o descontaminante “zoono”. Só após a desinfeção é que a equipa voltava a ser ativada para outro serviço.

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH), que já reportou o caso ao Governo, disse ao jornal que “a GNR informou atempadamente o INEM para a necessidade de substituir a UEPS, porque tinha de estar disponível para os fogos a partir de 1 de junho”.

O sindicalista Rui Lázaro avisa que a desinfeção, agora feitas pelos técnicos, não é tão eficaz como a que era assegurada pela GNR., sublinhando que há um risco de contaminação dos técnicos e dos cidadãos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+