Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Arcos de Valdevez. Crianças do pré-escolar usam chapéus com "hélices" para manter distância social

02 jun, 2020 - 09:55 • Redação

Os equipamentos coloridos foram oferecidos pelo município. Ao todo, são 380 kits que podem ser montados pelas próprias crianças do pré-escolar.

A+ / A-
Veja também:

A Câmara de Arcos de Valvedez disponibilizou 380 chapéus com uma "hélice" de 1.20 metros aos menores da zona, de forma a garantir o distanciamento social entre as crianças no regresso às aulas presenciais.

As crianças em idade pré-escolar regressaram, na segunda-feira, aos jardins de infância, que voltam a funcionar com novas regras, depois de encerradas durante mais de dois meses, devido à pandemia da Covid-19. O pré-escolar vai funcionar até 26 de junho.

A autarquia partilhou algumas imagens dos chapéus e dos alunos de vários estabelecimentos do ensino pré-escolar na sua página de Facebook:

"O kit é composto por sete peças em polipropileno colorido e pode ser montado pelas próprias crianças, resultando num elemento de grande originalidade e cariz pedagógico", lê-se na publicação do município de Viana do Castelo. "Parabéns! Ficaram muito bem! Esperamos que façam bom uso deles!".

A última segunda-feira marca também o início da terceira fase de desconfinamento do país nesta época de pandemia criada pelo novo coronavírus.

Na reabertura do pré-escolar, os pais devem deixar as crianças à porta e não entrar. Em "situação alguma podem ser colocadas máscaras às crianças". Estes equipamentos de proteção individual apenas terão de ser usados pelos adultos.

As regras da Direção Geral da Saúde (DGS) determinam que os educadores devem trabalhar em pequenos grupos ou individualmente, quando possível.

Nesta fase devem-se cancelar "festas e reuniões de encarregados de educação presenciais".

Em relação às salas devem privilegiar-se os espaços mais amplos e arejados. Se houver ar condicionado, "nunca devem ser ligados em modo de recirculação do ar".

Na segunda-feira, o primeiro-ministro António Costa considerou que o primeiro dia da terceira fase de desconfinamento correu bem.

Em declarações aos jornalistas, em Lisboa, no Campo Pequeno onde foi assistir a um espetáculo, Costa fez um balanço positivo da reabertura dos jardins de infância.

“As coisas têm estado a correr bem, designadamente com a abertura dos Jardins de Infância que era um passo importante que era hoje dado e que felizmente tem estado a correr bem em todo o país”, disse Costa.

O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, garantiu, na segunda-feira, que o pré-escolar reabre com “todas as condições de segurança e confiança” determinadas pela DGS, apesar de nem todos os educadores e funcionários terem sido testados à Covid-19.

De visita à escola básica José Cardoso Pires, em Almada, para assinalar o regresso do ensino pré-escolar, o ministro da Educação passou uma mensagem de confiança às famílias.

“O mais importante, hoje, é termos as nossas comunidades educativas do pré-escolar de volta à escola. Fomos todos forçados, sem pré-aviso, a ir para casa e a ficarmos confinados e é importante, num momento como este, estarmos a desconfinar e darmos confiança e segurança às nossas comunidades educativas”, disse Tiago Brandão Rodrigues aos jornalistas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+