Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Biden acusa Trump de usar militares contra norte-americanos

02 jun, 2020 - 07:37 • Lusa

George Floyd foi assassinado às mãos da polícia norte-americana. Caso gerou onda de protestos e pilhagens que já provocaram, pelo menos, sete mortes e mais de cinco mil detidos.

A+ / A-

O candidato democrata à Casa Branca Joe Biden acusou o Presidente dos EUA de usar as forças armadas "contra os americanos" e gás lacrimogéneo contra "manifestantes pacíficos".

"Ele está a usar as Forças Armadas contra os americanos. Ele está a usar gás lacrimogéneo contra os manifestantes pacíficos e a disparar balas de borracha. Para uma foto", publicou o ex-vice-presidente dos EUA na rede social Twitter, após a visita surpresa de Donald Trump a uma igreja icónica junto à Casa Branca, durante protestos por causa da morte do afro-americano George Floyd às mãos da polícia, há uma semana, em Minneapolis.

Antes, Biden prometera lidar com o “racismo institucional” nos primeiros 100 dias do seu mandato, se for eleito Presidente dos EUA.

Biden reuniu com cerca de uma dúzia de líderes afro-americanos, em Wilmington, Delaware, antes de partir para Los Angeles, Atlanta, Chicago e St. Paul, onde se encontrará com os autarcas destas cidades particularmente fustigadas por ações de violência ligadas às manifestações de protesto contra a morte de George Floyd, o homem negro que morreu sob custódia policial.

“O ódio simplesmente não se esconde. Não desaparece. Quando alguém no poder que respira oxigénio para o ódio debaixo de pedras, o ódio emerge das pedras”, disse Biden, no encontro com os líderes negros, repetindo as críticas ao seu rival e Presidente, Donald Trump, a quem acusa de instigar à violência, com mensagens na rede social Twitter.

Se for eleito, Biden diz que procurará soluções para o “racismo institucional” e prometeu criar um órgão de supervisão policial, logo nos primeiros dias do mandato.

Protestos nos EUA causam mais de cinco mil detenções e pelo menos sete mortes. Trump descreve cenário de “terror interno”
Protestos nos EUA causam mais de cinco mil detenções e pelo menos sete mortes. Trump descreve cenário de “terror interno”

Pelo menos sete pessoas morreram e mais de cinco mil pessoas foram detidas nos Estados Unidos desde o início dos protestos contra a morte do afro-americano George Floyd às mãos da polícia, segundo a agência de notícias Associated Press.

O americano, de 46 anos, morreu devido à pressão feita no seu pescoço e estava sob o efeito de drogas, concluiu o médico legista responsável pela autópsia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+