Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​DGS apela aos adeptos: “Celebrem golos com exuberância, mas longe dos outros”

02 jun, 2020 - 14:32 • Redação

Graça Freitas pede civismo aos amantes de futebol. "Temos que garantir que o que foi conquistado não pode retroceder por um comportamento menos prudente", diz a diretora-geral da Saúde.

A+ / A-

Veja também:


A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, reforçou esta terça-feira o apelo ao civismo dos adeptos de futebol numa altura em que começou a contagem decrescente para o regresso da I Liga com jogos à porta fechada.

Numa altura em que a claque Super Dragões anunciou a intenção de marcar presença, quarta-feira, no exterior do estádio de Famalicão para apoiar o FC Porto, Graça Freitas apela ao cumprimento das regras e lembra que apenas são permitidos ajuntamentos de 20 pessoas, à exceção de Lisboa onde esse número é de apenas dez.

“O ideal são dois metros de distanciamento, se estiverem a assistir nos cafés, não se esqueçam de cumprir as regras e utilizar máscara. E tentar não partilhar objetos, como garrafas de bebida ou copos. Não fazer isso de todo. Grande apelo aos adeptos que, se se juntarem para assistir ao jogo, que cumpram as regras de distanciamento físico e utilizem máscaras”, explicou a diretora-geral da Saúde.

Graça Freitas faz um pedido especial em relação ao momento mais esperado de um jogo de futebol, quando a bola entra na baliza adversária e acontece a festa.

“Na comemoração dos golos as pessoas perdem noção do que estão a fazer e a tendência vai ser para comemorar com antes, para haver contacto físico. Devem tentar comemorar à distância, sendo exuberante, mas longe dos outros”, recomenda.

A diretora-geral da Saúde explica que a exceção são pessoas que moram na mesma residência ou familiares.

Graça Freitas faz um forte apelo ao sentido cívico. “Foi uma dura conquista existir futebol no nosso país, a retoma do campeonato e a tentativa de chegarmos ao fim será boa para todos: tecido social e económico. Agora, temos que garantir que o que foi conquistado não pode retroceder por um comportamento menos prudente, porque a prudência indica que temos de manter as regras”, defende a responsável.

Na antevisão do jogo de quarta-feira, com o Famalicão, o treinador do FC Porto comentou os jogos sem público. "Faltarão os condimentos necessários que metemos numa boa salada, mas se tivermos fome temos de a comer na mesma. E nós temos. Por isso, vamos lá para dentro como se o estádio estivesse lotado, com gente do Famalicão e os nossos adeptos a apoiar-nos, como sempre, até ao fim", disse Sérgio Conceição, já a pensar no desafio de quarta-feira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+