Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Dívida pública atingiu recorde de 262,1 mil milhões em abril

01 jun, 2020 - 14:05 • Lusa

Dados do Banco de Portugal mostram um aumento de 7,3 mil milhões de euros face a março.

A+ / A-

A dívida pública aumentou para 262,1 mil milhões de euros em abril, um valor recorde, segundo os dados divulgados esta segunda-feira pelo Banco de Portugal (BdP).

O valor da dívida pública de abril é o mais alto desde 1995, o início da série estatística disponibilizada pelo banco central.

O valor de dívida pública de 262,056 mil milhões de euros em abril significa um aumento de 7,3 mil milhões de euros face a março, para o que contribuíram – segundo o Banco de Portugal – "essencialmente as emissões de títulos de 7,2 mil milhões de euros efetuadas em abril", com destaque para a emissão sindicada de Obrigações do Tesouro no valor de 5 mil milhões de euros (realizada em 1 de abril).

Já a dívida pública líquida de depósitos aumentou 1,9 mil milhões de euros de março para abril, totalizando 237,1 mil milhões de euros em abril, devido aos ativos em depósitos terem aumentado em 5,3 mil milhões de euros.

A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) anunciou, em final de março, reforço dos leilões de dívida de médio e longo prazo em 2020, num ajustamento do programa em resposta ao acréscimo de financiamento necessário para 2020 devido à pandemia da covid-19.

Comparando a dívida pública de abril com a registada no mesmo mês de 2019, o aumento homólogo foi de 5,4 mil milhões de euros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Adelino Matos Carneiro
    01 jun, 2020 Terras da Vernária 15:06
    Naquele tempo, o adão, povo de Deus, apercebeu - se de que se encontrava nu, isto é, apercebeu - se que estava pobre. Deus apareceu - lhe , em sonhos e perguntou - lhe: Comeste do fruto da árvore do meio do jardim? Comi, respondeu Adão. Deus acrescentou: tu não sabes que só podes comer metade da produção do teu trabalho e que tens de guardar a outra metade para os anos inférteis? Adão respondeu: foi a Eva, a igreja, que me enganou. Neste tempo, Deus vai perguntar à Eva , a esta igreja velha, a cair de podre, rendida e colada às serpentes deste tempo: porque não te separaste das serpentes? Eu não te disse que ia criar separação entre ti e ela? Porque te colaste a ela? Vais ter a sorte da antiga Eva. São poucos os que se vão salvar. Haveis de vos alimentar dos presentes envenenados que a serpente vos ofereceu, porque vós não soubeste ensinar o Adão , meu povo , a atingi - la com o calcanhar do pé. Raça de víboras ignorantes, as vossas virtudes são como a dos antigos escribas e fariseus. Raça de cegos. Estais condenados ao desprezo e humilhação… Boa tarde.

Destaques V+