Tempo
|
A+ / A-

EUA

Donald Trump quer declarar os “antifa” um grupo terrorista

31 mai, 2020 - 18:47 • Filipe d'Avillez

Trump e outros acusam os militantes de extrema-esquerda de estarem por detrás da violência nos protestos por causa da morte de George Floyd.

A+ / A-

O Presidente dos Estados Unidos anunciou este domingo que vai declarar o movimento “antifa” uma organização terrorista.

Donald Trump, e outras personalidades americanas, têm culpado militantes de extrema-esquerda antifa de estarem por detrás da violência que se tem feito sentir nos últimos dias nos Estados Unidos, em protesto contra a morte de George Floyd, um afro-americano que morreu quando foi detido, depois de um polícia se ter ajoelhado vários minutos em cima do seu pescoço.

Pelo menos cinco pessoas morreram nas manifestações, que duram há cinco dias.

A palavra “antifa” designa “antifascista”, mas o movimento é caracterizado por ser de extrema-esquerda militante e apologista da violência para conseguir os seus objetivos. Os seus membros têm estado muito envolvidos em protestos contra a presidência de Trump.

Existem grupos antifa em vários países, sobretudo no mundo ocidental.

Donald Trump declarou a sua intenção num tweet, sem entrar em detalhes sobre como ou quando seria levada a cabo a designação do grupo como organização terrorista.

O grupo tende a ser pouco organizado, usando as redes sociais para divulgar e planear as suas ações, e não existem números concretos sobre a sua composição.

Também através do Twitter, o Presidente dos Estados Unidos criticou os “meios de comunicação social tendenciosos”, acusando-os de estarem a “fazer tudo o que podem para fomentar o ódio e a anarquia”.

“Desde que todos compreendam o que eles [media] estão a fazer, que são notícias falsas [propagadas por] pessoas más com uma agenda doente, podemos facilmente lidar com eles”, acrescentou Donald Trump.

[Notícia atualizada às 19h35]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Mario
    01 jun, 2020 London 01:05
    Novas lojas estão a nascer em Portugal ... o nome desconheço se está registado/autorizado chama-se tribunais e o negócio: venda de máscaras com lucro de cerca de 50% 😡
  • Anónimo
    31 mai, 2020 19:20
    Sendo assim pode ser que acabe de pernas para o ar como o falecido Mussolini... Fascista bom é fascista morto. E se alguém ficar ofendido com o meu comentário pode ir à Wikipédia ver o que Hitler fez a 30 de Abril de 1945 e imitá-lo.

Destaques V+