Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Coronavírus

O périplo de Marcelo Rebelo de Sousa pelas Igrejas (com fiéis)

30 mai, 2020 - 18:48 • Pedro Filipe Silva

Em pleno Chiado, a Renascença teve um encontro imediato com Marcelo Rebelo de Sousa. Com as Igrejas abertas, o Presidente da República aproveitou para visitar algumas na baixa de Lisboa.

A+ / A-

Veja também:


Quatro da tarde. Na Igreja dos Mártires, no Chiado, em Lisboa, já se ouvem as vozes dos fiéis ainda antes de entrar. Lá dentro decorre a oração do terço, que antecede, a primeira missa de portas abertas. Todos de máscara, há quem fique e há quem esteja só de passagem. É o caso de Marcelo Rebelo de Sousa, que decidiu fazer um périplo por várias igrejas.

“Fui à Igreja da Encarnação e agora aqui aos Mártires. A Igreja do Loreto está fechada. Presumo que como está ligada a Itália são capazes de não abrir ainda hoje”, diz o Presidente da República neste encontro com a Renascença.

Com a visita a meio, o Presidente da República conseguiu tirar algumas conclusões perante o que viu nas pessoas.

“Estão saudosas e estão a redescobrir o culto coletivo, não propriamente a vivência da fé isoladamente, mas a vivência da fé em comunidade ou no terço ou na celebração da Eucaristia. Isso claro que se pode acompanhar pela televisão ou pela rádio mas não é a mesma coisa”.

Marcelo Rebelo de Sousa sublinha mesmo que “há uma mais valia adicional que decorre do espirito de comunhão que o ato de culto coletivo tem e que naturalmente a oração individual não tem.”

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+