Tempo
|
A+ / A-

Marcelo agradece às confissões religiosas

30 mai, 2020 - 08:05 • Eunice Lourenço , Paula Caeiro Varela

Celebrações com presença de fiéis podem começar a realizar-se a partir deste sábado.

A+ / A-

Veja também:


O Presidente da República agradece às confissões religiosas o “sentido de Estado” que tiveram ao longo do tempo de confinamento. O agradecimento é feito através de uma nota publicada no site da Presidência, este sábado de manhã, dia em que é possível às confissões religiosas retomarem as celebrações com presença de fiéis.

“No momento em que as confissões religiosas regressam à prática de atos coletivos públicos de culto, o Presidente da República agradece o sentido de Estado e, sobretudo, de Serviço à Vida e à Saúde que demonstraram, ao longo de dois meses e meio, a pensar nos Portugueses e em Portugal”, é o texto da nota de Marcelo Rebelo de Sousa.

O Presidente assinala assim o reinicio da presença de povo nas celebrações religiosas, ainda que com limitações e regras.

A Conferência Episcopal Portuguesa já tinha publicado as suas orientações, mas esta sexta-feira, a Direção Geral da Saúde (DGS) também publicou orientações mais gerais, aplicáveis às várias confissões.

Nesse documento, a DGS considera que as cerimónias religiosas presenciais acarretam um "risco aumentado" e recomenda a limitação ou o adiamento de celebrações, atividades, encontros, reuniões, catequeses e outros eventos de culto que implicam a aglomeração de pessoas sempre que não for possível cumprir com as orientações transmitidas pelas autoridades de saúde.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+