Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Coronavírus

Ir a esplanadas para "ver a bola" sim, mas não como fazíamos no verão passado

30 mai, 2020 - 16:08 • Filipe d'Avillez

Com o bom tempo e o regresso do futebol em canal fechado, o Governo compreende que as pessoas regressem aos cafés e esplanadas, mas recomenda cautela nos comportamentos.

A+ / A-

Veja também:


O Governo está consciente de que o bom tempo e o regresso do futebol em canal fechado pode atrair grupos de pessoas para cafés e esplanadas.

O tema foi alvo de atenção na conferência de imprensa da DGS, este sábado, em que estiverae presentes a ministra da Saúde, Marta Temido, e a diretora-geral, Graça Freitas.

Questionada sobre as esplanadas, a diretora-geral da Saúde diz que o problema não é as pessoas irem, mas a forma como o fazem.

“Ir a uma esplanada, por si só, é até aconselhável, para a retoma da nossa vida, da economia e da vida social e de relação, mas com os cuidados que já foram ditos, portanto não é ir à esplanada como íamos no verão passado ou na primavera.”

“É preciso manter distância social, é preciso manter, se for caso disso, máscara, é preciso continuar a higienizar as mãos, não partilhar nem garrafas nem copos, nem nenhum objeto que venha da boca de uma pessoa para outra. Obviamente que em ambiente de Covid, como já disse a ministra, é preciso quebrar cadeias de transmissão”, afirma a diretora-geral.

Já a ministra Marta Temido comentou os efeitos previsíveis do regresso do futebol.

“Sendo as competições em canal fechado isso levará a que as pessoas tenham a tendência para se poderem juntar a ver os jogos em determinados locais”, reconheceu.

“Isso tem de ser feito em condições distintas das que tradicionalmente enquadravam essas junções de pessoas. Tenho a convicção de que quer os proprietários, quer os indivíduos, terão capacidade suficiente para serem vigilantes relativamente aos seus comportamentos”, considera a governante.

O futebol profissional regressa durante a próxima semana, como jogos marcados quase todos os dias até finais de julhos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+