Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Azambuja vai ser incluída nas medidas para a Área Metropolitana de Lisboa

30 mai, 2020 - 13:24 • Eunice Lourenço , José Pedro Frazão

Duarte Cordeiro anuncia testes na plataforma logística de Azambuja e diz que Amadora, Odivelas, Loures, Lisboa., Sintra e Seixal são os concelhos que geram mais preocupação

A+ / A-

Veja também:


O Governo vai incluir o concelho de Azambuja nas medidas especificas para a Área Metropolitana de Lisboa decididas esta sexta-feira em Conselho de Ministros.

A decisão foi anunciada à Renascença pelo secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, que é o responsável pela gestão da crise gerada pela Covid-19 na região de Lisboa e Vale do Tejo.

Duarte Cordeiro avança também que governos e autarcas da Área Metropolitana de Lisboa vão reunir-se este fim-de-semana e ao longo da próxima semana para afinar respostas localizadas nos locais onde o contágio é maior. E admite resposta mais musculadas em sítios específicos , como "limitar atividades comerciais que possam gerar aglomeração".

Apesar de um dos focos de contágio nessa região ser a plataforma logística da Azambuja, este concelho não estaria abrangido pelas medidas de adiamento de abertura de espaços comerciais acima de 400 metros quadrados e de maior fiscalização decididas pelo Governo, uma vez que a resolução do Conselho de Ministros só se aplica à Área Metropolitana de Lisboa, que inclui a Grande Lisboa e a Península de Setúbal, mas não os municípios a Norte de Vila Franca de Xira.

Por isso, o presidente da Câmara de Azambuja disse na sexta-feira à Renascença que iria falar com o Governo para pedir que o seu concelho fosse incluído nas medidas.

Nessas declarações, Duarte Cordeiro começa por recordar que duas das normas específicas para a AML – adiamento da abertura de centros comerciais, nem de lojas de cidadão - , não se aplicam à Azambuja.

Mas será incluído nas medidas de reforço da vigilância epidemiológica, com realização de mais testes em setores onde se tem verificado contágio acentuado. “Vamos inclui a Azambuja nos testes que vamos realizar nos testes que vamos realizar em setores como o trabalho temporário e a obras de construção civil de alguma dimensão”, garante Duarte Cordeiro que avança mesmo que a testagem na plataforma logística “vai ser das primeiras iniciativas” nesta fase.

Há menos de uma semana, quando já era conhecido o aumento de casos relacionados com a plataforma logística, a Renascença questionou, na conferência de imprensa diária sobre Covid-19, a oportunidade de aumentar a testagem, mas a diretora-geral da saúde recusou a testagem massiva, reafirmando o principio de só testar em função do risco.

Quando aos concelhos limítrofes de Azambuja, como Alenquer, que também têm tido aumento de casos com origem naquela plataforma, Duarte Cordeiro considera que essa preocupação não lhe foi transmitida pelo presidente da câmara.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria Aguiar Pereira
    30 mai, 2020 PEDRAS PRETAS em PORTO SANTO 13:49
    SINCERAMENTE NUNCA FUI A FAVOR DE "CENTROS COMERCIAIS." GOSTO MUITO DO COMÉRCIO DE RUA! TORNAM AS CIDADES MAIS BONITAS APELATIVAS E ATRAENTES!

Destaques V+